Durante o ano passado, Dave Lombardo juntou-se aos TESTAMENT, substituindo o lendário Gene Hoglan atrás do kit de bateria mas, contra todas as expectativas, o músico veio agora revelar que não vai acompanhar os veteranos da Bay Area em digressão durante 2023 devido aos compromissos já assumidos com outras bandas. Dave Lombardo é, claro, o baterista fundador dos SLAYER, mas actualmente está a acumular funções em vários grupos, incluindo os MISFITS, MR. BUNGLE, DEAD CROSS, SUICIDAL TENDENCIES, EMPIRE STATE BASTARD e SATANIC PLANET. Para além disso, vai também lançar o seu primeiro álbum solo, intitulado «Rites Of Percussion», a 5 de Maio. Pois bem, se em 2022 a sua agenda lhe permitiu embarcar numa extensa digressão com os TESTAMENT, em 2023 o percussionista tem datas para fazer com os MR. BUNGLE e uma série de concertos com os MISFITS e os EMPIRE STATE BASTARD, uma banda nova em que surge ao lado de elementos dos Biffy Clyro. Dito isto, o talentoso baterista decidiu usar a sua conta no Facebook para informar os fãs que optou por distanciar-se dos TESTAMENT, afirmando inclusivamente que, até ver, o futuro da sua associação à banda é incerto.
“Já sabíamos que 2022 seria relativamente fácil entre mim e os Testament no que diz respeito aos nossos planos em conjunto, mas infelizmente as coisas tornaram-se mais complicadas em 2023“, pode ler-se na publicação do músico. “Depois de termos passado uma série de meses a tentar definir datas específicas para uma digressão, tornou-se mais que óbvio que as nossas agendas estão a chocar demasiado para que faça sentido estarmos juntos durante este ano. Portanto, não me vou juntar aos Testament nos concertos que vão fazer em 2023. Ficamos todos emocionados por termos tido a oportunidade de estar juntos em palco no ano passado, era algo que queríamos fazer há muito tempo. Tive uma experiência incrível com a banda e desejo-lhes tudo de bom no futuro. Aos fãs dos Testament, obrigado por me terem recebido, transformando cada concerto uma experiência fantástica, e pela vossa compreensão à medida que fomos avançando.”
Posteriormente, em entrevista ao Blabbermouth, Lombardo explicou que, de momento, está focado nos MISFITS, MR. BUNGLE e EMPIRE STATE BASTARD. “Em 2022, quando estava em digressão com os Testament, já tinha uma série de coisas alinhadas para 2023“, começou por dizer ele. “Isso provocou conflitos de agenda com os Testament este ano, e não podia deixá-los mal, por isso não me vou juntar a eles nas próximas tours. O meu foco agora está nos Mr. Bungle, com quem gravei um álbum em 2019 e fizemos um disco ao vivo; nos Misfits, com quem tenho concertos marcados; e nos Empire State Bastard, com quem gravei um álbum em 2020 que vai ser finalmente editado este ano.” Quanto ao seu futuro com os thrashers liderados por Chuck Billy e Eric Peterson, Lombardo revela que, neste momento, nem sabe bem o que vai acontecer. “Não posso garantir nada por causa dos meus compromissos“, explicou ele. “Cumpri o meu compromisso contratual para 2022, que era bastante extenso… Quanto ao futuro, veremos. A relação entre nós é muito boa. As portas estão abertas.” Os TESTAMENT, por seu lado, vão iniciar uma digressão sul-americana com os KREATOR já no próximo dia 19 de Abril, mas ainda não revelaram quem tocará bateria com eles nessa rota.