DAVE ALLISON foi membro dos ANVIL durante dez anos e gravou um total de seis álbuns com a banda. Tinha apenas 68 anos.
O guitarrista original dos ANVIL, Dave Allison, faleceu aos 68 anos, alegadamente na sequência de uma longa batalha contra o cancro. Segundo o The Vinyl Frontier Canada, os ANVIL disseram em comunicado: “Gostaríamos de enviar as nossas mais profundas condolências à família e aos amigos do Dave Allison, que faleceu esta manhã.” Dave ‘Squirrley’ Allison foi membro dos ANVIL durante dez anos e gravou um total de seis álbuns com a banda, incluindo clássicos como «Metal On Metal» e «Forged In Fire». A sua última colaboração com a banda foi o álbum ao vivo «Past And Present».
“Descansa em paz, Dave Allison, de 5 de janeiro de 1956 a 30 de setembro de 2024… Vamos sentir a tua falta, irmão!“, escreveu Steve “Lips” Kudlow, vocalista dos ANVIL, na página de Facebook da banda. O baterista Robb Reiner, por seu lado, acrescentou: “Acabo de receber a notícia… O nosso companheiro de banda original, o Dave Allison, faleceu. Durante a última Primavera, tive oportunidade de fazer uma visita surpresa, e não planeada, à cabana isolada do Dave…
A solidão não lhe era estranha: dizer que estava em choque é pouco… Acho que estava deslumbrado, sim; era mais isso… E eu também estava. A visita encobriu memórias (muitas) e expôs o seu terrível estado. Não estava bem… Claramente, não estava bem. Ainda assim, planeámos um jantar que, infelizmente, nunca aconteceu. Descansa em paz, meu velho amigo” .
Em Abril de 2017, Dave Allison reuniu-se com os seus ex-companheiros de banda em palco, no Red Dog, em Peterborough, Ontário, no Canadá, para interpretar três canções: «Metal On Metal», «Forged In Fire» e uma versão de «Born To Be Wild». Em Julho de 2016, Allison e Ian Dickson, baixista original dos ANVIL, subiram com a banda ao palco pela primeira vez desde 1989 em Oshawa, com o baterista Robb Reiner a explicar à Planet Mosh TV: “Sim, foi esta primeira vez em vinte anos em que os quatro membros originais estiveram juntos num palco.
Foi óptimo! O Dave entrou na Internet recentemente. Descobriu os smartphones e todas essas coisas, por isso entrou no Facebook e começou a seguir os ANVIL. Nesse processo, ligámos ao Ian, falámos do Dave, convidámo-lo a aparecer também… Não tocámos em palco, mas eles subiram e cantaram na «Metal On Metal». Foi um bom momento. O Dave está fora do mercado desde sempre… Tipo, desde 1984. O Ian toca aos fins de semana, como hobby.
“É tudo o que sei. A dada altura ainda falámos sobre fazer uma digressão ‘1-2-3’, seria com a formação original e a ideia era tocarmos apenas material dos três primeiros álbuns. Seria uma boa ideia fazer isso para os fãs, dar-lhes cinco músicas de cada álbum ou algo assim. E sim, ainda podemos fazer isso. Mas eles dois… Não sei. Não sei se o Dave algum dia estará à altura como músico. Não sei se ele consegue.“