Chamam-se DARK EMPATHY e resultam da junção da vocalista Irinah, dos SWAMP PLANET, com o guitarrista Valter Rodrigues, que passou pelos UPSTREAM e ELECTRIK EXPERIMENT. A formação deu-se em 2018, mas só agora, em 2021, a dupla se reuniu para começar efectivamente a compor. Vários temas foram gravados e, de entre eles, resultou o single «Becoming», que agora estreia em formato de vídeo-clip. Valter encarregou-se das guitarras, baixos e sintetizadores, com a voz a cargo de Irinah, enquanto na bateria estava Guilherme Duarte, dos SWAMP PLANET e RAWMACHINE, como convidado.
Segundo Valter, “inicialmente pensámos em fazer o que convencionalmente se faz, que é gravar o EP ou álbum inteiro, só depois lançar o single e respectivos vídeo-clips“. Com a pandemia em curso tudo se alterou, pois “esse plano resultaria se houvessem concertos ao vivo, ou seja, a plataforma física para mostrar o nosso álbum ou EP por inteiro e directamente ao público”. Remetidos, como quase todos os grupos, às redes sociais, houve necessidade de inverter prioridades. O projecto aposta assim no lançamento de temas, construindo a empatia necessária para conseguir seguidores.
A banda gravou a música e o vídeo no estúdio Moonlight, em Albufeira, com as misturas e edição vídeo a cargo de Valter Rodrigues. Uma consequência da pandemia, que limita as movimentações do duo, bem como a possibilidade de consolidarem a formação, devido à dificuldade em deslocarem-se, ensaiarem e fazerem audições. Contra todos os obstáculos, nasce assim «Becoming», que se espera o primeiro de muitos singles na nova banda.