As CRYPTA, novo projecto internacional que conta na formação com Fernanda Lira e Luana Dametto, ambas ex-NERVOSA, Sonia Anubis (dos COBRA SPELL, ex-BURNING WITCHES) e Tainá Bergamaschi (ex-HAGBARD), acabam de lançar um lyric vídeo para «Starvation». O tema faz parte do alinhamento do álbum de estreia do quarteto, intitulado «Echoes Of The Soul», que vai ser editado a 11 de Junho pela independente austríaca Napalm Records. O disco foi gravado em Janeiro de 2021 no Family Mob Studio, em São Paulo, no Brasil, sendo depois misturado por Arthur Rizk (CODE ORANGE, POWER TRIP) e masterizado por Jens Bogren (OPETH, DIMMU BORGIR, SEPULTURA). A arte da capa, que pode ser vista em baixo, assim como o alinhamento completo, foi criada pelo icónico Wes Benscoter, que é internacionalmente famoso pelas suas ilustrações impressionantes para bandas como os SLAYER, KREATOR e BLACK SABBATH, entre muitos outros.
“O nosso álbum é muito diverso, com muitas nuances diferentes, e com os singles que estamos lançando antes do álbum sair sentimos que seria legal mostrar a vocês um gostinho das experimentações musicais que fizemos“, explica Fernanda Lira. “Então, depois das melodias épicas de «From the Ashes», agora compartilhamos com vocês um pouco da agressividade, crueza e rapidez que temos no «Echoes of the Soul» — e essa faixa tem isso tudo. A letra é sobre um dos piores flagelos de nossa sociedade — a fome! Todas as noites mais de um bilhão de pessoas no mundo vão dormir sem uma refeição adequada. Além disso, a fome infelizmente voltou a assombrar milhões de brasileiros agora que estamos prestes a ser reinseridos no Mapa Mundial da Fome, então achei que seria um tema importante para conscientização”.
Recorde-se que, há sensivelmente um ano, o underground metaleiro foi fortemente abalado por uma sequência de notícias inesperadas. Poucas horas depois de termos dado conta da saída da vocalista/baixista Fernanda Lira das NERVOSA, a baterista Luana Dametto também usou as suas redes sociais para anunciar ter abandonado a banda brasileira. Prika Amaral, a guitarrista fundadora da banda, esclareceu rapidamente que o projecto iria continuar em frente com uma formação renovada, que acabaria por editar o álbum «Perpetual Chaos» a 22 de Janeiro deste ano. Fernanda e Luana, por seu lado, também não ficaram paradas e revelaram a criação do seu próprio projecto, as CRYPTA.
Uns meses depois, em Junho de 2020, as CRYPTA anunciavam então a assinatura de um contrato discográfico com a independente austríaca Napalm Records, com a baixista e vocalista Fernanda Lira a afirmar: “É com muito orgulho que anunciamos que assinámos com a NAPALM RECORDS! Fiquei realmente surpresa quando o pessoal da Napalm entrou em contacto connosco, interessados em assinar com a banda logo após anunciarmos oficialmente as Crypta! Mas, mais do que surpresa, senti-me muito feliz, pois sempre tive um bom relacionamento com eles durante os meus trabalhos anteriores. Portanto, poder continuar a trabalhar com esse selo agora é óptimo, é como estar em família!”
01. Awakening
02. Starvation
03. Possessed
04. Death Arcana
05. Shadow Within
06. Under The Black Wings
07. Kali
08. Blood Stained Heritage
09. Dark Night Of The Soul
10. From The Ashes