Após terem angariado — em menos de 24 horas! — os 60 mil dólares de que precisavam para financiar a dívida causada pela destruição do veículo em que se deslocavam na sua primeira digressão nos Estados Unidos, as CRYPTA encerram a campanha e publicaram uma breve nota de agradecimento nas redes sociais. “Agradecemos a toda comunidade do metal ao redor do mundo, amigos, familiares e fãs que nos apoiaram nesta situação delicada. Obrigada a todos os que doaram, partilharam e se preocuparam com a nossa causa“, pode ler-se. Por seu lado, como podes conferir em baixo, a baixista e vocalista Fernanda Lira também fez uma emocionada publicação de agradecimento nas suas redes sociais. “Conseguimos! Juntos, conseguimos! E em menos de 24 horas! Não tô acreditando, isto é surreal“, escreveu Fernanda. “Nos últimos dias, tenho estado exausta, triste, com medo e, acima de tudo, preocupada. Mas hoje, sinto-me de volta a mim mesma. E isso é por causa de todos vocês, por causa do vosso apoio. Hoje, eu acredito ainda mais no bem que existe por aí. Acredito no bem das pessoas, na família do metal ao redor do mundo, no amor, mas acima de tudo, no poder do senso de comunidade. Juntos, podemos construir coisas bonitas, mudar realidades e transformar vidas. Que esta linda campanha para as Crypta seja um exemplo de que juntos somos fortes!“.
Como noticiado aqui, as CRYPTA andam actualmente em digressão nos Estados Unidos ao lado dos MORBID ANGEL, REVOCATION e SKELETAL REMAINS. No passado dia 31 de Março, um tornado atingiu a cidade de Belvidere, no Illinois, e destruiu a estrutura do Apollo Theatre pouco antes dos cabeças-de-cartaz subirem a palco. Segundo a ABC7 News, diversas ambulâncias foram enviadas ao local e muitas pessoas foram levadas em macas, com a confirmação de um morto e 28 pessoas hospitalizadas. Os MORBID ANGEL, headliners da noite, actualizaram o seu perfil no Instagram com a seguinte mensagem: “Agora o nosso foco é que todos na casa de espectáculos estejam bem e cheguem em casa“. Segundo os perfis oficiais das CRYPTA, todas as bandas estão bem, mas o veículo em que as brasileiras viajavam foi totalmente destruído. “Estamos vivas e seguras!“, pode ler-se num breve comunicado. “Todas as bandas da tour estão seguras e bem! Obrigada pela preocupação! Um tornado passou em cima da casa de show assim que saímos do palco, perdemos nosso motorhome, mas estamos bem! Em breve atualizamos vocês com um anúncio mais detalhado.” Os SKELETAL REMAINS também confirmaram que toda a sua equipa escapou ilesa.
Segundo o Departamento de Polícia de Belvidere, estavam 260 pessoal no local, que tem capacidade para 1.500, quando o desabamento ocorreu na sequência de uma forte tempestade que atingiu a área. As autoridades foram notificadas pelo Serviço Nacional de Meteorologia sobre um alerta de tornado às 19:45 e, de acordo com o Sr. Shawn Schadle, o chefe do Corpo de Bombeiros de Belvidere, o telhado da sala acabou por desabar dez minutos depois. Por seu lado, Shane Woody, o chefe da polícia de Belvidere, descreveu a cena quando a polícia chegou como “Caos. Caos absoluto. Quando os nossos agentes, o corpo de bombeiros e os socorristas chegaram aqui, fizeram o melhor para que o caos fosse controlado tanto quanto possível. Quando conseguimos entrar finalmente dentro do edifício, tentámos encontrar pessoas e salvar o máximo que pudemos. O nosso objectivo era apenas colocá-las em segurança da melhor forma possível”. Uma pessoa que estava dentro da sala quando se deu o colapso disse ao Rockford Scanner (ver vídeo em baixo) que tudo aconteceu “entre concertos”. De acordo com a página oficial do evento no Facebook, as portas da sala abriram às 18:00, com as CRYPTA a subirem ao palco às 19:00, os SKELETAL REMAINS às 19:45, os REVOCATION às 20:40 e os MORBID ANGEL 21:40.