Os japoneses CROSSFAITH foram retirados do alinhamento do festival no Estádio do Restelo na sequência de acusações graves tornadas públicas por RONNIE RADKE, dos FALLING IN REVERSE, que também actuam no evento.
O festival EVILLIVƎ FESTIVAL confirmou oficialmente o cancelamento da actuação dos CROSSFAITH, prevista para o próximo domingo no Estádio do Restelo, em Lisboa. A decisão surge na sequência de alegações graves feitas por Ronnie Radke, vocalista dos norte-americanos FALLING IN REVERSE, que acusa um membro dos CROSSFAITH de ter trocado mensagens impróprias com uma jovem de 14 anos.
Foi através das redes sociais que Ronnie Radke tornou pública a situação, revelando que o guitarrista dos CROSSFAITH, Daiki Koide, terá enviado mensagens e tentado marcar um encontro com a menor durante a actual digressão europeia em que ambas as bandas participavam. Numa dessas mensagens, partilhada por Radke no Instagram, pode ler-se: “És muito nova, mas muito madura. Não acho que o facto de eu ter 37 anos seja um problema.”
Radke relatou ter confrontado os CROSSFAITH sobre o sucedido, acusando-os de desvalorizarem o quão grave é a situação. “Eles estavam na digressão europeia connosco. Descobrimos que um dos membros da banda tentou encontrar-se com uma rapariga de 14 anos. Ele tem 37”, disse o vocalista dos FALLING IN REVERSE, que decidiu informar todos os promotores da digressão sobre o caso.
Apesar do impacto imediato em Portugal, com o cancelamento da atuação no EVILLIVƎ FESTIVAL, ao que tudo indica a situação não teve o mesmo desfecho noutros festivais que acontecem por estes dias. No passado fim de semana, no Graspop Metal Meeting, na Bélgica, os CROSSFAITH subiram ao palco apesar das denúncias. Essa decisão mereceu críticas contundentes de Radke: “Os promotores [do Graspop] disseram que iriam expulsá-los, mas não só os deixaram tocar como ignoraram essas mensagens.” O músico acrescentou ainda: “Aos promotores do Graspop: vocês estão a desculpar as acções de um pedófilo. Acham normal eles poderem estar perto dos vossos públicos, onde também há crianças.”
O vocalista dos FALLING IN REVERSE reiterou a necessidade de agir, considerando que “este tipo tem de ser expulso da banda e condenado”, e lamentou a atitude do vocalista dos CROSSFAITH, que, segundo ele, terá tomado o partido do colega acusado. “O vocalista está a defendê-lo, e agora está chateado comigo por ter descoberto que os amigos dele andam a meter conversa com crianças”, desabafou.
A organização do EVILLIVƎ FESTIVAL confirmou nas redes sociais: “Os CROSSFAITH já não vão tocar no festival”, acrescentando que o nome da banda substituta será anunciado “em breve”. Para já, ainda não há qualquer declaração pública dos CROSSFAITH sobre as acusações, nem se sabe se a banda irá manter os restantes compromissos da sua digressão europeia. As consequências desta polémica poderão ainda fazer sentir-se em outros eventos e festivais que integram a rota da banda nipónica.
