O fio que liga a ousada e imponente discografia dos britânicos CRIPPLED BLACK PHOENIX — uma dúzia de álbuns de estúdio, meia dúzia de mini-álbuns, um punhado de participações em colectâneas — não poderia ser mais apropriada em 2022. Desde a criação em 2004 pelo muito talentoso multi-instrumentista e compositor Justin Greaves — ex- IRON MONKEY e ELECTRIC WIZARD, entre outros — o colectivo tem servido como voz para aqueles que não têm voz, sejam animais, desiguais ou, simplesmente, diferentes.
Greaves e Belinda Kordic, vocalista e letrista de longa data, têm dito frequentemente que estes seres não podem defender-se por si próprios e que a missão do grupo é “lançar luz sobre a condição humana e as desigualdades que se verificam entre a humanidade e as suas criaturas“. Esta batalha continua bem patente no seu mais recente álbum de estúdio, «Banefyre», que foi lançado mundialmente a 9 de Setembro, e a LOUD! — em parceria com a Season Of Mist — apresenta agora para audição na íntegra no player em baixo.
“Após dois anos de esquisitice, podemos finalmente lançar o nosso próprio tipo de esquisitice no mundo“, diz o colectivo num comunicado. “Há alguns temas muito sombrios no «Banefyre». As coisas vão começar a mudar, de uma forma que as pessoas nunca poderiam ter imaginado. Concentrem-se e tratem isto como se este disco fosse um filme. Comecem início e percam-se nele até ao fim.“