Uma mudança inesperada, que apanhou os CRADLE OF FILTH em plena digressão sul-americana.
Zoë Marie Federoff, a teclista e vocalista de apoio que se juntou aos CRADLE OF FILTH durante 2022, anunciou a sua saída do grupo. A decisão, comunicada através das redes sociais de Federoff apanhou muitos fãs de surpresa, sobretudo por acontecer durante a actual digressão sul-americana da banda, apelidada The Screaming Of The Americas.
Num comunicado pessoal, Federoff explicou: “É com profundo pesar que partilho que, por motivos pessoais, não posso continuar esta digressão e, em geral, continuar nos CRADLE OF FILTH. Peço que respeitem a minha privacidade e a privacidade da minha família. Não responderei a mais nenhuma questão. Sejam gentis com a minha sucessora. Desejo-lhe, bem como aos meus agora ex-colegas de banda, tudo de bom. Pelo menos, como o Roy Khan disse há mais de uma década, Deus estava lá no final. Vossa, Zoë.”
A norte-americana Zoë Marie Federoff teve um papel de destaque no mais recente álbum dos CRADLE OF FILTH, «The Screaming Of The Valkyries», editado em março de 2025, contribuindo para os arranjos de teclados e harmonizações vocais que enriqueceram a sonoridade do grupo liderado por Dani Filth. A sua integração tinha sido vista como uma das principais mudanças criativas da banda nos últimos anos. Poucos meses antes da saída, em Janeiro deste ano, Federoff tinha casado com o guitarrista da banda, Marek “Ashok” Šmerda, que permanece na formação. O detalhe torna a decisão ainda mais inesperada, embora a teclista tenha sublinhado que se trata de uma escolha motivada apenas por questões pessoais.
Após o comunicado inicial de Federoff, os CRADLE OF FILTH emitiram também uma declaração oficial, assinada por Dani Filth, directamente de Buenos Aires: “Uma estranha reviravolta manifestou-se aqui na digressão sul-americana dos CRADLE OF FILTH. A nossa teclista e vocalista de apoio Zoe Šmerda decidiu deixar a banda a meio da digressão, com efeito imediato. Naturalmente, desejamos-lhe o melhor para o futuro e, como banda, continuaremos em frente como sempre, agora com a nossa substituta Kelsey Peters, uma das talentosas membros dos CREWDLE.
Na vida, não se pode sempre prever o que o futuro nos reserva, mas permaneceremos sempre profissionais e continuaremos com os concertos da ‘The Screaming Of The Americas Tour’ para os nossos fãs, sem permitir que nada disto afecte a nossa trajetória. Os concertos no Brasil já foram incríveis e estamos profundamente gratos pela vossa presença massiva e apaixonada, meus amigos e demónios por igual. Long live the Filth!”.
Com a entrada de Kelsey Peters para assumir os teclados e vozes secundárias, os CRADLE OF FILTH tratam de garanteir a continuidade da digressão e procuram manter o seu rumo criativo sem grandes sobressaltos. Ainda assim, a saída de Zoë Marie Federoff acrescenta mais um capítulo às constantes mudanças de formação que têm marcado a história dos CRADLE OF FILTH desde os anos 90. Para já, a prioridade da banda passa por cumprir a agenda de concertos na América do Sul e Central, antes de regressar à Europa para novas datas de promoção a «The Screaming Of The Valkyries», um dos discos mais ambiciosos da sua carreira recente.















