Os CRADLE OF FILTH também emitiram uma declaração em que refutam as acusações “nefastas” de que têm sido alvo nas redes sociais.
Mesmo que ainda estejamos a alguns meses da data, o conflito em curso em Israel e na Faixa de Gaza forçou os CRADLE OF FILTH a cancelarem o seu próximo concerto na região. A banda anunciou através das suas redes sociais o espectáculo de 10 de Fevereiro de 2024, incluído na digressão com Wednesday 13 e os Sick N’ Beautiful, não vai acontecer e, claro, isso levou a que algumas pessoas sugerissem que o cancelamento teria algo a ver com as supostas opiniões políticas dos membros da banda.
Num comunicado divulgado posteriormente, os CRADLE OF FILTH garantem que o cancelamento não teve qualquer intenção política e explicam que foram aconselhados a não viajar para a região devido a desafios logísticos e questões de segurança causadas pelo conflito. “Os Cradle Of Filth anunciaram o adiamento do espectáculo previamente anunciado em Tel Aviv, Israel, não por causa de qualquer afiliação com grupos terroristas, como algumas pessoas no Facebook sugeriram maliciosamente“, pode ler-se.
“A nossa decisão foi tomada após termos sido aconselhados pelos governos dos membros da banda de que não devíamos viajar para a região. Além disso, as nossas seguradoras recusaram-se a cobrir a banda para o concerto e as dificuldades logísticas de levar um concerto e equipamento para uma nação a meio de uma guerra são mais que muitas. Entendemos completamente a gravidade da situação em Israel e na cidade de Gaza e pedimos desculpa a todos os nossos fãs na região pelo adiamento.“
“Lamentamos muito esta decisão e compreendemos a decepção que os nossos fãs devem estar a sentir, mas é preciso perceber que esta oportunidade foi retirada das nossas mãos devido à seriedade da situação”, diz a banda. “Foi também o que se passou quando fomos obrigados a adiar uma longa digressão pela Rússia no ano passado em circunstâncias semelhantes. Obrigado pela vossa compreensão. Somos apenas músicos, não activistas ou soldados, e, por isso, estamos cientes das preocupações e solicitações de aconselhamentos internacionais.“
Sem qualquer data marcada em Portugal — o que, neste caso, é compreensível, tendo em conta que Dani Filth e companhia estiveram cá há menos de um mês –, a muito antecipada Necromantic Fantasies Tour começa a 10 de Fevereiro e termina a 8 de Março.
Recorde-se que, no passado mês de Maio, os titãs britânicos do metal extremo entraram nos Grindstone Studios, em Suffolk, no Reino Unido, para começarem a gravar o seu próximo álbum. A banda partilhou algumas fotos nas redes sociais, acompanhadas pela seguinte mensagem: “Estamos a caminho, Filthlings! O Martin ‘Marthus’ Skaroupka acabou de gravar a bateria para o novo álbum dos CRADLE OF FILTH e, até agora, está tudo a soar incrível!”.
No final de Abril, os CRADLE OF FILTH lançaram o seu primeiro álbum ao vivo em mais de duas décadas, intitulado «Trouble And Their Double Lives», através da Napalm Records. O LP foi gravado entre 2014 e 2019 em diferentes actuações realizadas nos Estados Unidos, na Europa e Austrália. Produzido, misturado e masterizado por Scott Atkins nos Grindstone Studios, o disco contém uma série de temas favoritos dos fãs que abrangem toda a discografia do grupo, assim como duas composições totalmente novas, «She Is A Fire» e «Demon Prince Regent».