Após sete longos anos de silêncio editorial, os CORROSION OF CONFORMITY dão finalmente sinais de vida.
Os lendários CORROSION OF CONFORMITY deram início às gravações do seu muito aguardado novo LP, o primeiro desde «No Cross No Crown», lançado em 2018. Hoje, quinta-feira, 9 de Janeiro, a banda usou as suas redes sociais para partilhar uma fotografia no estúdio, acompanhada pela mensagem enigmática “It has begun”. Este regresso marca um momento significativo na trajectória da banda, que recentemente passou por alterações na formação.
Em Setembro de 2024, Mike Dean, baixista e um membro fundador dos CORROSION OF CONFORMITY, anunciou a sua saída do grupo. O músico revelou a sua decisão num comunicado publicado nas redes sociais, em que pode ler-se: ” Tomei recentemente a decisão de me afastar dos CORROSION OF CONFORMITY, uma banda fundada há cerca de 40 anos por Reed Mullin, Woody Weatherman e por mim. Estou extremamente orgulhoso de tudo o que fizemos juntos e ansioso por ouvir mais da banda daqui para a frente.
Quando regressei aos CORROSION OF CONFORMITY para os últimos retoques no álbum «Deliverance», regressei a Raleigh, na Carolina do Norte, para uma colaboração totalmente criativa, mas o tempo, a distância, os projetos paralelos e a vida em geral mudaram tudo isso. Desde que o Reed se afastou da banda e faleceu, tem sido difícil para mim colaborar em novo material com colegas de banda que vivem a centenas de quilómetros de distância.“
“Estou ansioso por montar uma nova banda com sede em Raleigh para criar música com mais entusiasmo e com mais ênfase nas minhas próprias ideias do que nos últimos tempos”, concluiu Mike Dean. “Desejo tudo de bom à equipa de Woodroe, Pepper e CORROSION OF CONFORMITY e, o mais importante, agradeço aos fãs de todas as iterações da banda, que tornaram isto real durante todos estes anos.“
Os restantes membros dos CORROSION OF CONFORMITY — o guitarrista e vocalista Pepper Keenan e o guitarrista Woodroe “Woody” Weatherman — acrescentaram numa declaração separada: “Apoiamos totalmente os empreendimentos futuros do Dean e desejamos-lhe tudo de bom. A oportunidade de tocar música e criar é algo que não consideramos de ânimo leve e não vamos vacilar. Muito amor e respeito a todos os amigos e fãs que pensam livremente e bebem cerveja em todo o mundo, que procuram ganhar mais. Vemo-nos no horizonte. Fiquem atentos, fiquem pesados.“
Para suprir a ausência de Dean, a banda recrutou Bobby Landgraf, antigo guitarrista dos DOWN e actual técnico de baixo dos PANTERA, para assumir as funções de baixista durante a edição de 2024 do cruzeiro Headbangers Boat. Como tal, o novo álbum promete ser um marco bem importante para os CORROSION OF CONFORMITY, cuja mistura inconfundível de metal e rock sulista continua a influenciar gerações de músicos e fãs. Ainda sem título ou data de lançamento confirmados, este registo será uma oportunidade para a banda reafirmar o seu lugar no cenário musical pesado.