CONVERGE

CONVERGE: Lançam novo álbum ao vivo para ajudar as vítimas do furacão Helene [streaming]

As lendas do metalcore CONVERGE editaram um novo álbum ao vivo com o objectivo de angariar fundos para ajudar as pessoas afectadas pelo furacão que provocou graves danos em várias zonas dos Estados Unidos.

Os norte-americanos CONVERGE disponibilizaram um novo disco ao vivo, intitulado «Live In Orlando, FL 14.03.22», com todos os lucros a reverterem para a instituição de solidariedade Mutual Aid Disaster Relief. O álbum pode ser escutado (e descarregado) via Bandcamp, com um lançamento em vinil previsto para o futuro próximo. O furacão Helene atingiu a costa dos Estados Unidos perto da cidade de Perry, na Florida, a 26 de Setembro, e causou devastação generalizada nos estados da Florida, Geórgia, Tennessee, Virgínia e Carolina do Norte.

Esta tempestade de categoria 4, a mais mortífera a atingir os Estados Unidos desde o furacão Katrina, em 2005, provocou inundações em massa e mais de 200 mortes. Dissipou-se apenas três dias depois, a 29 de setembro. No que toca ao mundo do rock e do metal, o Helene obrigou ao cancelamento de várias datas de digressões e também de alguns festivais. A tempestade residual obrigou ao cancelamento do segundo dia do festival Louder Than Life, no Kentucky, que seria encabeçado pelos SLAYER, naquele que seria só o segundo concerto dos lendários thrashers desde que se reuniram.

Hoje, poucos dias após o Helene se ter dissipado, a Florida vai ser atingida por outro grande furacão, que foi apelidado Milton e atingiu a categoria 5 ontem, segunda-feira, dia 7 de Outubro. Espera-se que atinja o oeste da Flórida amanhã, 9 de Outubro.

Os CONVERGE lançaram o seu mais recente álbum, intitulado «Bloodmoon: I», que os viu a colaborarem com Chelsea Wolfe, Ben Chisholm e Stephen Brodsky, dos CAVE IN, há três anos. Em Novembro do anopassado, em entrevista ao Talking RecordsJacob Bannon confirmou que haverá um «Bloodmoon: II» e talvez até algo mais. Além disso, Bannon, o irrequieto frontman dos CONVERGE, também explicou que o trio formado por Brodsky, Wolfe e Chisholm estará novamente envolvido no projecto, assim como outros potenciais colaboradores, que não nomeou.

Vai haver um «Bloodmoon: II» e espero que possamos gravar mais material também… Há muita música que gravámos nas primeiras sessões do Bloodmoon e que não foi usada, está a transformar-se e a evoluir para algo próprio“, começou por revelar o dono da Deathwish Inc. “O Ben e a Chelsea estão envolvidos, e o Steve também“, continuou ele. “Além disso, a ideia passa por colaborarmos com mais gente, com outras pessoas amigas. Apenas queremos fazer algo que seja interessante a nível sonoro para nós.

Infelizmente, só há tantas horas no dia e todos queremos tocar e viajar com os nossos outros projectos, mas acredito que, eventualmente, vamos chegar onde queremos… Portanto, estamos a tentar arranjar tempo para concluir esse projecto. E vamos conseguir fazê-lo.

A colaboração BLOODMOON nasceu originalmente em 2016, quando os CONVERGE e os colaboradores mencionados anteriormente, assim como Steve Von Till, dos NEUROSIS, se reuniram para tocar músicas do fundo de catálogo do grupo num estilo pós-rock ao vivo. Von Till não participou em «Bloodmoon: I», mas quem sabe se não estará envolvido na sequela?

Sem que haja quaisquer notícias sobre esse lançamento, sabe-se que os CONVERGE estão actualmente a trabalhar no seu próximo álbum de estúdio. Em Julho, o baterista Ben Koller recorreu ao Instagram para partilhar uma fotografia em estúdio com a seguinte legenda: “Temos crowdkilling, um pouco de Fugazi, um pouco de The Mars Volta, um pouco de Entombed, loucura mathcore, riffs lentos do Nate Newtonem que toco muito rápido, riffs de merda , riffs emo… Fora de brincadeiras, este pode bem ser o nosso melhor álbum.