O passaporte de vacinação é um documento físico ou digital que mostra se alguém está totalmente vacinado contra a COVID-19. Os críticos afirmam que tais passaportes são uma violação da privacidade e um exemplo de alcance excessivo por parte dos governos. Entretanto, os apoiantes salientam que a lei federal de imigração já exige que os imigrantes forneçam provas do estatuto de vacinação contra várias doenças. Segundo relata a ARTE SONORA, entretanto, e a exemplo de muitas outras bandas e artistas, os FOO FIGHTERS pediram um passaporte de vacinação no mês passado quando actuaram no Madison Square Garden naquele que foi o primeiro grande concerto em Nova Iorque desde que a pandemia começou. Alguns dias antes, a banda de Grohl e companhia realizaram um pequeno concerto em Agoura Hills, na Califórnia, onde os fãs que desejavam assistir tinham de mostrar uma foto de identificação, bem como uma prova de vacinação, a fim de recolherem os seus bilhetes. Ambos os eventos contaram também com dezenas de defensores anti-vacinação, que se manifestaram do lado de fora da sala para segregar os vacinados dos não vacinados.
John Joseph, ex-frontman dos CRO-MAGS, actualmente ao leme dos BLOODCLOT, tem sido uma voz activa no Twitter sobre a sua preocupação relativamente aos motivos da indústria farmacêutica e as relações entre agências governamentais, fabricantes e fornecedores de vacinas, e discutiu os seus sentimentos sobre o assunto numa entrevista com Christina Rowatt, do The Void With Christina, à qual podes assistir no player em cima. De forma algo dura, quando abordou a perspectiva de os fãs precisarem de ter passaportes de vacinação para poderem entrar nos concertos, John apontou (a partir do 28.º minuto): “Há cabrões como o Dave Grohl, que costumava tocar bateria nos Scream [banda punk hardcore dos anos 80 em Washington, D.C.] e abriu para os Cro-Mags, que agora está com os Flu Pfizers, os Flu Fighters, e é do tipo – ‘Estamos a tocar em espectáculos só com vacinas’. Que tipo de treta é essa? Que merda é essa de tocar num espectáculo só para vacinados?“.
Recorde-se que, de acordo com Gothamist, um concerto de hardcore que decorreu a 24 de Abril no Tompkins Square Park, em Nova Iorque, está sob investigação pelo Departamento de Parques e Recreação da cidade por supostamente ter violado os limites de capacidade instituídos para conter a disseminação a propragação da pandemia do novo Coronavírus. O evento de 24 de Abril, que foi encabeçado pelos MADBALL, atraiu entre 2.000 e 3.000 espectadores — sem máscaras ou distanciamento social — e foi organizado pela Black N ‘Blue Productions, contando ainda com os MURPHY’S LAW, BLOODCLOT e THE CAPTURERS no cartaz. Face às críticas de que este evento não seguia essas directrizes, o vocalista dos BLOODCLOT, John Joseph, comparou a falta de distanciamento social a vários protestos e outras reuniões públicas, dizendo que “durante o ano passado realizaram-se vários protestos na cidade de Nova Iorque com dezenas de milhares de pessoas nas ruas e ninguém disse merda nenhuma. Este foi a porra o nosso protesto — esta foi a nossa manifestação — vieram pessoas de todo o país e curtiram ao som da nossa música!“.