COBURN PHARR, o responsável pelas linhas vocais do clássico «Never, Nerverland», de 1990, tinha 62 anos.
Coburn Pharr, ex-vocalista dos ANNIHILATOR, morreu aos 62 anos. A notícia foi confirmada por Jeff Waters, guitarrista e fundador da banda canadiana, através de um comunicado nas redes sociais. Pharr ficou para sempre eternizado na história do thrash ao dar voz a «Never, Neverland», o álbum de 1990 amplamente aclamado pela crítica e o mais vendido da carreira dos ANNIHILATOR. O LP inclui clássicos como «Road To Ruin», «I Am In Command», «Reduced To Ash» e «Phantasmagoria».
“Notícias tristes no mundo do metal: o vocalista de «Never, Neverland», Coburn Pharr, faleceu”, escreveu o líder dos ANNIHILATOR. “Não vou partilhar os detalhes, pois são assuntos da família, mas quis contar-vos isto antes que surjam informações erradas na internet”. O guitarrista recordou ainda o impacto de Pharr na história da banda, sublinhando: “O Coburn foi o vocalista no nosso maior e melhor álbum. A par do Randy Rampage, que também nos deixou em 2018, tinha um das vozes mais únicas de todos os nossos cantores”.
Embora o contacto entre os dois músicos tenha sido escasso ao longo dos anos, Waters revelou que teve a oportunidade de tocar algumas canções com Pharr durante o cruzeiro 70,000 Tons Of Metal de 2014. Mais tarde, em 2018, o vocalista visitou Waters na sua casa no Reino Unido, numa reunião carregada de emoções: “Ele tinha perdido a mãe e a irmã há pouco tempo, e estava ansioso por conversar sobre música, sobre a vida e queria restabelecer a ligação”. Waters partilhou duas fotografias dessa visita, assim como as suas favoritas dos tempos de «Never, Neverland».
Durante esse reencontro, Waters e Pharr discutiram ainda a possibilidade de um regresso aos palcos para alguns festivais ou mesmo uma digressão, mas as dificuldades pessoais do cantor impossibilitaram esses planos: “Ele estava a lutar contra alguns demónios pessoais… e ficou claro que não conseguiria fazer nada disso”; ainda assim, Waters recordou o brilho no olhar de Pharr ao falar sobre música. “O pensamento de voltar à música trouxe-lhe esperança e vida nos olhos”, escreveu o ,úsico, que terminou a sua homenagem com uma mensagem sentida: “Obrigado pela música e por todas memórias, Coburn. Navega para longe, Coburn. Navega para Never, Neverland“.
Lançado em 1990, «Never, Neverland» foi reeditado duas vezes: em 1998, com três faixas demo e, mais uma vez, em 2003 como parte da compilação «Alice In Hell/Never Neverland», incluída na série «Two From The Vault» da Roadrunner Records. O álbum consolidou a posição dos ANNIHILATOR como um dos nomes mais influentes do thrash, e a voz poderosa de Coburn Pharr desempenhou um papel crucial no sucesso da banda.