CINE INCRIVEL

CINE INCRÍVEL: Queixa de ruído leva a proibição de concertos a partir de 14 de Fevereiro

Sentença judicial decorrente de uma queixa de ruído decreta a proibição de concertos no CINE INCRÍVEL – ALMA DANADA já a partir de Fevereiro.

A notícia é avançada pelo Almada Online: a partir do dia 14 de Fevereiro está proibida a realização de qualquer espectáculo no Cine Incrivel, em Almada. Inaugurado em 1926, o antigo cinema da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA) tem gestão cultural da Associação Alma Danada desde 2011 e, como resultado directo disso, tem conseguido resistir ao passar do tempo, albergando actuações de grandes nomes nacionais e internacionais dentro do rock, do metal e mais além. Em Fevereiro passa a funcionar como um bar convencional e com outro tipo de eventos.

“Somos obrigados a terminar a programação de música ao vivo/concertos no próximo dia 10 de Fevereiro de 2024, e passar a realizar outro tipo de eventos culturais e funcionar como um bar convencional, de quarta a domingo”, pode ler-se num comunicado divulgado nas redes sociais. “Há três anos que travamos um processo em Tribunal contra uma queixa de ruído, e ficámos judicialmente impedidos da realização de concertos e música ao Vivo, enquanto não existirem MAIS obras de insonorização do espaço”, lê-se na mesma publicação, que revela que tudo se deve a queixas de ruído por parte de moradores da zona.

Nesse comunicado do CINE INCRÍVEL – ALMA DAMADA está expressa a vontade de continuarem “a desenvolver actividades compatíveis com a sentença imposta, sempre ao vosso lado!” e deixam um repto: “estamos abertos a novas ideias/projectos que não interfiram com a sentença judicial.

A SFIA, por seu lado, explica tudo de forma ainda mais detalhada numa publicação através da sua página oficial no Facebook. “A acção decorreu contra a Alma Danada (gestora cultural do espaço) e a Incrível Almadense (proprietária), por alegado incómodo de ruído sonoro nas suas residências, e em consequência decidiu o Tribunal Judicial suspender, até à realização de obras que assegurem não violarem com incómodo sonoro direitos de residentes, os espectáculos ao vivo que decorriam no Cine Incrível há mais de uma década.

A Incrível Almadense, na qualidade de proprietária do Cine Incrível mantém toda a disponibilidade para, em conjunto com a Alma Danada, e no respeito integral da sentença judicial manter em funcionamento este espaço cultural da cidade, que se tornou referência a nível local mas também nacional, adaptando a actividade do mesmo até que as obras de insonorização sejam realizadas e permitam a retoma de espectáculos de música ao vivo.

Em uníssono, Incrível e Alma Danada, irão procurar soluções, movidos pelo amor à cultura e pela vontade de trabalhar com e para a nossa comunidade, apelando, também, à solidariedade e apoio de todos os que amam a cultura. Viva a Incrível Almadense, Viva a Alma Danada, Viva Almada“, acrescentam.