Charlie Benante, dos ANTHRAX e PANTERA, diz que merece crédito por ter sido o primeiro baterista a tocar um blastbeat num álbum.
Charlie Benante, o baterista dos ANTHRAX, diz que está “cansado” de não ser reconhecido como pioneiro do blastbeat, um género de batida rápida, característico de estilos extremos como o black metal, o death metal e o grindcore. Durante uma entrevista com o Drumtalk, um podcast em vídeo da autoria do baterista e videógrafo alemão Philipp Koch, o músico norte-americano afirmou achar que ese estilo de batida foi usado pela primeira vez no tema «Milk», do álbum de estreia dos STORMTROOPERS OF DEATH, «Speak English Or Die», de 1985.
“Há um estilo de batida chamada ‘blast beat’, e direi que a primeira vez que foi gravada ou tocada num disco foi no álbum dos S.O.D. que gravámos em 1985“, começa por dizer, em jeito de introdução, Charlie Benante no vídeo disponível no player em baixo. “Na verdade, estou muito cansado que as pessoas não acreditem que essa foi a primeira vez. É claro que houve outras pessoas a aperfeiçoar a técnica, mas essa foi a primeira vez que se gravou um blast.”
“Se me conseguirem provar o contrário, provem, mas eu acredito que essa foi a primeira vez“, continuou o baterista, actualmente a acumular funções nos ANTHRAX e PANTERA. “E, como eu disse, outras pessoas dominaram a técnica e fizeram-no muito melhor; aliás, eu nunca levei isso adiante —aquilo foi tudo o que fiz nesse âmbito, simplesmente porque encaixou naquele tema. Depois começámos a tocá-lo ao vivo com mais frequência e desenvolvi uma forma diferente de abordar essa batida.“
Quando questionado se sabia que estava a fazer algo novo quando criou a batida, Charlie Benante disse: “Lembro-me que, quando o álbum foi editado, havia muita gente a perguntar-me o que estava a fazer na «Milk» e havia uma parte de mim que dizia ‘não te posso dizer o que estou a fazer’. [risos] Quando tocávamos ao vivo, eu apercebia-me que as pessoas estavam a analisar o que fazia.”
Os STORMTROOPERS OF DEATH eram compostos por Charlie Benante na bateria, Scott Ian na guitarra, Dan Lilker no baixo e Billy Milano na voz.