cavalera

CAVALERA: Juntam-se a Lord Ahriman, dos DARK FUNERAL, numa brutalíssima «Troops Of Doom» [vídeo]

Os irmãos MAX e IGOR CAVALERA juntaram-se ao músico sueco para mostrarem “a união do metal de todas as nações”.

Os irmãos CAVALERA andam em tour pela Europa e, na noite da passada quarta-feira, 22 de Novembro, actuaram em Estocolmo, na Suécia, e contaram com a presença de um ilustre nome do black metal como convidado em palco. Como podes conferir no vídeo em baixo, enquanto o público pedia por mais uma canção, MAX CAVALERA chamou ao palco LORD AHRIMAN, guitarrista e membro fundador da banda sueca DARK FUNERAL.

“Nós crescemos a ouvir a música uns dos outros, nós influenciámos o que eles fazem, eles influenciaram-nos, e é assim que as coisas acontecem. Nesta noite ele tocará connosco para mostrar respeito e a união do metal de todas as nações”, disse o músico brasileiro antes de iniciarem uma interpretação brutal da clássica «Troops Of Doom». Segundo Ahriman, esta foi a primeira vez que aceitou tocar com outra banda como músico convidado.

Recorde-se que, na sequência de um périplo pelos Estados Unidos, os CAVALERA iniciam recentemente a rota europeia da sua Morbid Devastation Tour. A jornada de vinte datas começou a 9 de Novembro em Wolverhampton, no Reino Unido, e passará por países com França, Bélgica, Alemanha, Noruega, Suécia ou Polónia, entre outros, antes de terminar no dia 2 de Dezembro, na República Checa. A acompanhar os irmãos CAVALERA em palco estão Igor Amadeus Cavalera (dos HEALING MAGIC e GO AHEAD AND DIE) no baixo e Travis Stone (dos PIG DESTROYER e DESOLUS) na guitarra solo.

Já com quase quatro décadas de ilustre carreira no universo da música extrema underground, os irmãos CAVALERA decidiram regravar os registos brutais que deram início a tudo, o EP «Bestial Devastation» e o álbum «Morbid Visions». Com este regresso às raízes dos thrashers SEPULTURA, ficou bem claro que o vínculo entre o guitarrista/vocalista Max e o baterista Igor só cresceu imensamente ao longo dos anos e a conexão estrondosa entre a dupla tem valido rasgados elogios a este inspirado regresso ao passado.

Editados originalmente em 1985 e 1986, respectivamente, o «Bestial Devastation» e o «Morbid Visions» foram regravados no estúdio The Platinum Underground. Os álbuns foram produzidos por Max Igor Cavalera com John Aquilino como engenheiro de som. O muito requisitado Arthur Rizk tratou de toda a mistura e masterização de ambos os álbuns e Eliran Kantor tratou de re-imaginar as ilustrações originais das capas.

À medida que vamos ficando mais pesados ano após ano, às vezes sentimos necessidade de voltar a onde tudo começou!“, declarou o Cavalera mais velho. “Nesse sentido, regravámos o «Bestial Devastation» e o «Morbid Visions» com o incrível som de agora, mas mantendo o seu espírito cru e intemporal. As artes das capas refletem os tempos em que vivemos… Apocalípticos como o inferno! Temos também duas novas canções feitas com riffs daquela época“.

Igor, por seu lado, diz que sempre sentiu que as gravações desses discos mais antigos “não faziam justiça à maneira como os temas eram tocados. Portanto, este é um momento muito especial nas nossas vidas e estamos muito orgulhosos de mostrar a nossa verdadeira representação de discos incríveis como o «Bestial Devastation» e o «Morbid Visions» com uma nova identidade visual insana“. 

Max Cavalera abandonou os SEPULTURA em 1996, após o resto da banda ter decidido “dispensar” a sua esposa, Gloria, como manager da banda. Igor Cavalera manteve-se no grupo por mais dez anos antes de abandonar e juntar-se a Max nos CAVALERA CONSPIRACY.