Dúvidas restassem, mesmo sem Erik Rutan (e só com um guitarrista), os CANNIBAL CORPSE continuam a não fazer prisioneiros.
Como noticiado durante o fim de semana, Erik Rutan, o guitarrista dos CANNIBAL CORPSE, viu-se forçado a abandonar a actual digressão europeia da banda depois da sua casa, em São Petersburgo, na Florida, ter sofrido “danos catastróficos provocados pelo furacão Helene”. Recorde-se que o furacão atingiu o sudeste dos Estados Unidos na passada sexta-feira, dia 27 de Setembro, causando inundações e danos nos estados da Florida, Tennessee e Geórgia.
A área de Tampa Bay, na Florida, especialmente São Petersburgo, foi fortemente atingida e, segundo o Tampa Bay Times, a cidade sofreu mais de 160 quilómetros de estradas inundadas. Na sequência desta tragédia, os CANNIBAL CORPSE divulgaram a seguinte declaração nas redes sociais da banda: “Devido aos danos catastróficos causados pelo furacão Helene na sua casa, o Erik Rutan deixou a digressão para estar presente com a sua família neste momento.“
No player em baixo, podes ver o bootleg da primeira actuação dos CANNIBAL CORPSE como quarteto, que aconteceu ontem, Domingo, dia 29 de Setembro, na famosa Roundhouse, em Londres. Como seria expectável, mesmo sem uma das suas peças fulcrais, o grupo norte-americano continua a soar demolidor.
Numa publicação separada no seu Instagram, George “Corpsegrinder” Fisher, o vocalista dos CANNIBAL CORPSE, escreveu: “O meu coração dói muito pelo Erik Rutan e pela sua esposa, mas deixem-me dizer-vos uma coisa… ele é o tipo mais duro que conheço e vai sair disto mais forte do que nunca. O Erik é um homem que já fez muito por mim — pessoalmente, pela minha carreira musical. Vou estar-lhe grato eternamente. Quando estive no meu ponto mais baixo e queria desistir, de joelhos na cabine de gravação, quase a chorar, ele veio de trás da consola, colocou-me a mão no ombro e lembrou-me quem sou.
Incentivou-me a voltar, e a nunca desistir. Nunca perdeu a confiança em mim e terminámos o disco com muitas gargalhadas. Desde então, nunca mais duvidei de mim próprio. assumo que sou o vocalista que as pessoas dizem que sou. Não pretendia que isto se tornasse uma leitura longa, ia apenas replicar o que já publicámos na conta dos Cannibal Corpse, mas senti realmente necessidade de partilhar uma história e algumas palavras sobre o que o Erik significa para mim pessoalmente. Vamos continuar a digressão sem ele em palco, mas vai estar nos nossos corações e peço a todos os que estão a ler isto que lhe enviem energia positiva.“
A actual digressão europeia dos CANNIBAL CORPSE, que conta também com os MUNICIPAL WASTE, IMMOLATION e SCHIZOPHRENIA como banda de suporte, começou no passado dia 20 de Setembro, em Oberhausen, na Alemanha, e termina a 20 de Outubro, em Frankfurt, também Alemanha.
Como é do conhecimento geral, Erik Rutan, um dos mais aclamados guitarristas no espectro do death metal, é conhecido pela sua passagem pelos MORBID ANGEL durante os anos 1990 e início dos anos 2000 e por liderar os seus HATE ETERNAL, foi nomeado membro permanente dos CANNIBAL CORPSE em 2021, como substituto de Pat O’Brien. O músico é também um produtor aclamado, que trabalha principalmente no seu próprio estúdio, o Mana Recording, em São Petersburgo.