Ironias do destino. VARG VIKERNES, estratega de BURZUM e músico famoso por ter opiniões anti-semitas, a rasgar elogios a KANYE WEST, outro músico famoso por tecer comentários anti-semitas.
Estranho mundo aquele em que vivemos. VARG VIKERNES, músico norueguês que influenciou a segunda vaga do black metal e é famoso por destilar opiniões racistas e anti-semitas, reagiu ao facto do artista de hip-hop KANYE WEST ter aparecido publicamente a envergar uma t-shirt de BURZUM, o infame projecto de Vikernes. O falatório nas redes sociais começou a fazer-se ouvir alto e bom som na última sexta-feira, 19 de Janeiro, quando o artista JPEGMAFIA publicou três fotografias em que surge ao lado de Kanye, a posar com um novo “aparelho dentário” feito de titânio e a t-shirt de BURZUM.
Para fãs e curiosos, a escolha de indumentária pareceu especialmente controversa após Kanye ter pedido desculpa à comunidade judaica no mês passado, após uma série de tiradas flagrantemente anti-semitas… Quanto a VARG VIKERNES, estamos a falar de um suposto ex-apoiante neo nazi com histórico de ódio e violência, sendo que, em 1994, foi condenado por homicídio, acabando por cumprir 15 anos de prisão.
Pois bem, e aqui surge o twist. No passado Sábado, VARG VIKERNES, a conturbada alma criativa por trás de BURZUM, usou a sua conta pessoal no X (a rede social anteriormente conhecida como Twitter) para se pronunciar sobre esta situação e, numa sequência de tweets, rasgou largos elogios ao artista de hip-hop, sobretudo por ter “coragem” de envergar uma t-shirt de BURZUM em público, quando “qualquer pessoa corre o risco de ser alvo da ira (incluindo o boicote) de toda uma indústria musical, completamente sob o controle de… ‘um certo grupo’.”
“Para todos aqueles que querem que eu fale mal do Kayne [sic] West“, lê-se no primeiro tweet de VARG VIKERNES. “Não, ele não está a ‘roubar’ nada do que eu faço. Como escrevi no meu livro sobre black metal, é perfeitamente normal, natural e bom ser inspirado por ideias de outros ‘artistas’. Francamente, acho que mostra coragem usar publicamente uma t-shirt de Burzum, como ele fez. Portanto, parabéns por isso“.
To all those who want me to speak ill of Kayne West: no, he is not "stealing" or "ripping off" anything I do. As I have written in my book about black metal (see image), it is perfectly normal, natural & fine to be inspired by & to pick up ideas from other "artists".#KayneWest pic.twitter.com/Oab5FQL5L7
— ÞuliR 🍃🧙♂️ᛉ🍄ᛟ🌞ϟ🌳🏴☠️ (@BornLik23266) January 20, 2024