Estamos a dias da primeira edição do BURNING LIGHT FESTIVAL, um festival de música obscura que — nos dias 7 e 8 de Fevereiro — trará ao RCA Club, em Lisboa, nomes como THE SECRET, BOLZER, OATHBREAKER, MUTILATION RITES, THE BLACK HEART REBELLION, HIEROPHANT e MANTAR, entre muitos outros. Para tentar perceber melhor o festival e a sua filosofia, fica a entrevista com o principal motor do festival, Bruno Boavida.
Um festival que junta bandas de estilos díspares como The Secret, Bolzer, Oathbreaker e Mutilation Rites, podias-nos explicar a filosofia por trás desta primeira edição do Burning Light Fest?
Posso dizer que as bandas desta primeira edição foram todas escolhidas a dedo. Não há nenhuma banda de que não goste mesmo muito e isso enquanto promotor é muito importante para mim. A ideia é juntar um pouco de tudo o que seja negro e extremo, da negritude melancólica de The Black Heart Rebellion ao poder extremo de uns Bolzer!
O que é que distingue este festival de tantos outros, que hoje em dia vão aparecendo um pouco por todo o lado?
Essa pergunta é meio ingrata. Como dizia o outro, “prognósticos só no fim do jogo”. Diria que a única distinção é para com a cidade de Lisboa, que nunca recebeu um evento com este tipo de selecção de artistas a abordagem.
Em relação às bandas do cartaz, há alguma que tenhas especial vontade para ver no festival que organizaste?
Sim, The Secret, Bolzer, Tombstones (com quem mantenho contacto há muito tempo e nunca tive a oportunidade de ver), Acid Deathtrip e, claro, rever os meus amigos Mantar. Mas como disse na primeira pergunta, este line-up foi escolhido a dedo e não há banda nenhuma de que não goste.
Organizar uma coisa desta envergadura não é tarefa fácil, que balanço fazes dos meses que antecederam o festival? Houve alguma peripécia que te tenha marcado mais?
A coisa correu muito smoothly e sem stresses. Curiosamente esta ultima semana é a que me está a dar mais trabalho… As peripécias foram os cancelamentos que nunca é fixe, mas só quem se mete nestas aventuras é que percebe.
Podemos contar com um Burning Light Fest em 2016?
Claro! Isto é um projecto a longo prazo.