Os BRUTUS, que têm recolhido rasgados elogios nas franjas mais alternativas da música pesada contemporânea e vão passar o Verão a calcorrear os Estados Unidos de lés a lés, voltam à estrada na Europa ainda este ano e, após terem encantado o público na edição de 2022 do Amplifest, regressam a Portugal para protagonizar uma muito antecipada estreia em nome próprio – e em data-dupla. O reencontro com o público luso está marcado para os dias 9 e 10 de Outubro, com concertos no Hard Club, no Porto, e no LAV – Lisboa Ao Vivo, respectivamente.
Na bagagem, o trio dinâmico formado pelo guitarrista Stijn Vanhoegaerden, pelo baixista Peter Mulders e pela baterista/vocalista Stefanie Mannaerts traz o seu mais recente álbum de estúdio, intitulado «Unison Life», e um vasto e sólido currículo de prestações ao vivo que têm gerado grande falatório e que ficam cravadas na memória de quem as vê, sobretudo pela força e entrega que os músicos belgas dedicam aos seus temas.
Desde que saíram do underground com o álbum de estreia «Burst», de 2017, os BRUTUS têm estado cada vez mais presentes no radar de todos os fãs de metal e rock pesado; pelo menos de todos com um interesse, mesmo que passageiro, pelo lado “mais Roadburn” da música pesada. Colisão de guitarras pesadas com influências de shoegaze e ganchos pós-hardcore, reforçada pela potência vocal e rítmica de Mannaerts, o trio criou uma fórmula vencedora em «Nest», de 2019, elevada ao próximo nível no mais recente LP, «Unison Life».
Dentro das suas nuvens de som pós-metal e do impulso pós-hardcore, os temas mostram o coração de um grupo de músicos que também têm uma sensibilidade pop muito bem formada. Feitos uma unidade incrivelmente coesa, que tanto é capaz de uma raiva de cortar a garganta como de enormes crescendos lentos, tensos e envolventes, mesmo nos momentos mais biliosos, nunca perdem de vista a importância da escrita de canções no verdadeiro sentido da palavra – e, no que diz respeito à música pesada, não é fácil encontrar composições acessíveis e baseadas em ganchos tão fortes como as deles.
Desde o lançamento de «Unison Life», os BRUTUS fizeram digressões muito bem sucedidas, e com concertos maioritariamente esgotados, por toda a Europa, de Bruxelas a Amesterdão, passando pelo Porto, por Praga, Berlim, Paris ou Varsóvia, entre outras. A rota terminou com uma atuação estelar no Roadburn Festival, em Tilburg, e na próxima semana os músicos partem para uma tour pelos Estados Unidos, incluindo grandes concertos em festivais como o Welcome To Rockville, o Sonic Temple Art & Music Fest e o Boston Calling, além de uma série de datas como “suporte” aos Converge.
Depois, o Verão de 2023 promete ser também muito movimentado para a banda, que vai tocar em muitos dos maiores festivais da Europa, como são os casos dos Rock Am Ring e Rock Im Park, do Sweden Rock, do Download Festival, do Copenhell ou do Arctangent, entre muitos, muitos outros. No Outono, regressam a Portugal para duas datas que se preveem memoráveis. Os bilhetes para o concerto custam 22€; à venda nos locais habituais a partir da próxima quinta-feira, 11 de Maio.