Após terem andado em périplo pelo mundo a celebrar o 30.º aniversário de «Matando Güeros», os BRUJERIA voltaram com a mesma ferocidade que, há mais de três décadas, tanto medo infundiu no mundo do metal.
Cortejando a controvérsia desde o início, os bandidos “misteriosos” BRUJERIA surgiram em 1989 e, uns anos depois, tomaram de assalto o underground com a controversa estreia «Matando Güeros», sucedido rapidamente por «Raza Odiada». Durante estas últimas décadas, a produção gravada da banda tem sido escassa e, por esta altura, já decorreram sete anos desde a edição de «Pocho Aztlan», sendo que houve um intervalo de dezasseis anos entre esse disco e o milenar «Brujerizmo».
A colocar um ponto final numa longa espera, os infames BRUJERIA acabam de lançar aquele que é o seu quinto registo de longa-duração, «Esto Es Brujeria», via Nuclear Blast Records. Na sequência dos singles «Mochado» e «Bruja Encabronada», que foram divulgados durante os últimos meses, o LP chegou por fim hoje, sexta-feira, 15 de Setembro, aos escaparates e às plataformas de streaming, sendo que já pode ser escutado na íntegra no player em baixo.
«Esto Es Brujeria», o álbum sucessor de «Pocho Axtlan», que foi editado em 2016, foi gravado ao redor do mundo numa série de estúdios diferentes, entre os quais se contam o Dog Run Studio em Riverside, na Califórnia; os Total Annihilation Studios em Los Angeles, também na Califórnia; o Robanna’s Studio, em Birmingham, no Reino Unido; e o Audiocustom em Santiago, no Chile. Desta vez, a produção acabou por ficou a cargo da própria banda enquanto a engenharia de som foi assegurada por um esforço conjunto de Eddie Casillas, Eddie Rivas e Miguel Seco. A mistura e masterização vêm assinadas por Seba Puente e capa do álbum foi criada pelo talentoso Gary Ronaldson.
Recorde-se que, em Junho de 2020, os BRUJERIA lançaram o single digital «COVID-666», acompanhado por um vídeo-clip em estilo quarentena realizado por Juan Brujo, o vocalista e mentor do projecto. O LP anterior do colectivo internacional que conta com elementos dos CARCASS, NAPALM DEATH, CRIMINAL e AT THE GATES, intitulado «Pocho Aztlan», foi lançado em 2016 e marcou o primeiro lançamento deste misterioso grupo desde «Brujerizmo», de 2000. Em 2022, a banda regressou a Portugal para um concerto explosivo no RCA Club, em Lisboa.