Anunciada como “uma homenagem a Juan Brujo e Pinche Peach”, a ‘Europa Rigor Mortis Part I’, que passa por Portugal em Janeiro de 2025, apresenta o novo vocalista principal dos BRUJERIA.
Os lendários BRUJERIA confirmaram a sua participação na Europa Rigor Mortis Part I, que decorre em 2025 e inclui, como anunciado em Setembro, uma passagem pelo nosso país, para uma data-dupla nos dias 27 e 28 de Janeiro do próximo ano, na Music Station, em Lisboa, e no Bourbon Room, no Porto. Isto não seria novamente notícia se a digressão, que conta também com a participação dos CARCASS e dos ROTTEN SOUND, não fosse acontecer quatro meses após o vocalista, letrista, mentor e co-fundador da banda, John Lepe, também conhecido como Juan Brujo, ter falecido.
Anunciada como “uma homenagem a Juan Brujo e Pinche Peach”, a Europa Rigor Mortis Part I apresenta Henry “El Sangrón” Sanchez como vocalista principal dos BRUJERIA. Ciriaco “Pinche Peach” Quezada, o co-vocalista e manipulador de samples dos BRUJERIA, faleceu, aos 57 anos, em Julho passado. Na altura, Juan Brujo disse: “O Pinche faleceu devido a graves complicações cardíacas. Como membro de longa data da banda, era o rosto não mascarado dos Brujeria e foi a ‘estrela’ de todos os nossos vídeo-clips, de «La Migra» a «El Patron Del Reventon». Tanto eu como a banda vamos sentir muita a sua falta.
Cortejando a controvérsia desde o início, os bandidos “misteriosos” BRUJERIA surgiram em cena no ano de 1989 e, pouco tempo depois, tomaram de assalto o underground com o seu controverso LP de estreia «Matando Güeros», sucedido rapidamente por «Raza Odiada». Durante as últimas décadas, a produção gravada da banda tem sido escassa, com dezasseis anos a decorrerem entre a edição de «Pocho Aztlan» e do milenar «Brujerizmo».
A colmatar numa longa espera, os infames BRUJERIA lançaram aquele que é o seu quinto registo de longa-duração em Setembro do ano passado, via Nuclear Blast Records. «Esto Es Brujeria», o álbum sucessor de «Pocho Axtlan», que foi editado em 2016, foi gravado ao redor do mundo numa série de estúdios diferentes, entre os quais se contam o Dog Run Studio em Riverside, na Califórnia; os Total Annihilation Studios em Los Angeles, também na Califórnia; o Robanna’s Studio, em Birmingham, no Reino Unido; e o Audiocustom em Santiago, no Chile.
Recorde-se que, em Junho de 2020, os BRUJERIA lançaram o single digital «COVID-666», acompanhado por um vídeo-clip em estilo quarentena realizado por Juan Brujo, o vocalista e mentor do projecto. O LP anterior do colectivo internacional que conta com elementos dos CARCASS, NAPALM DEATH, CRIMINAL e AT THE GATES, intitulado «Pocho Aztlan», foi lançado em 2016 e marcou o primeiro lançamento deste misterioso grupo desde «Brujerizmo», de 2000. Em 2022, a banda regressou a Portugal para um concerto explosivo no RCA Club, em Lisboa.