BRUCE DICKINSON

BRUCE DICKINSON prepara um novo álbum a solo “arrasador” para 2027

Com a promessa de um registo ainda mais ousado e dinâmico, BRUCE DICKINSON demonstra que, longe de abrandar, continua a expandir o seu universo criativo — equilibrando a grandiosidade dos IRON MAIDEN com a liberdade artística da sua carreira solo.

Bruce Dickinson, o carismático vocalista dos IRON MAIDEN, revelou que já tem dezoito temas em pré-produção para o seu próximo álbum a solo, que deverá ver a luz do dia em 2027. Numa nova entrevista, o cantor sublinhou que o sucessor de «The Mandrake Project» vai incluir canções “brutalmente pesadas” e momentos que “tocam profundamente no coração”.

“Se é pesado, é pesado. Mas se for acústico, é acústico. É o que a canção ditar, é a história que estamos a tentar contar. Estou muito entusiasmado com estas faixas. Mostrei as demos a algumas pessoas da editora e todos disseram: ‘Uau!’, afirmou ele. Gravadas em Abril deste ano, as novas composições reflectem uma abordagem variada, com espaço tanto para riffs demolidores como para atmosferas mais intimistas.

Apesar do entusiasmo, Dickinson garante que o lançamento não acontecerá antes de 2027, já que 2026 será dedicado às gravações e ao calendário intenso dos IRON MAIDEN. O disco vai ser produzido por Brendan Duffey, que trabalhou nas remisturas de «Balls To Picasso», de 1994, e gravado em Janeiro de 2026 com a mesma formação que acompanhou o músico na digressão europeia de 2024. “A ideia é que essa mesma banda esteja comigo na estrada em 2027 quando o álbum for editado”, confirmou.

Enquanto o próximo trabalho não chega, Bruce Dickinson mantém-se activo com a sua carreira solo. Em Agosto, o cantor inicia a digressão norte-americana The Mandrake Project Live 2025, que marca o seu muito ansiado regresso ao circuito dos Estados Unidos com material do mais recente LP e uma selecção abrangente da sua discografia a solo. No alinhamento, os fãs poderão ouvir temas como «Tears Of The Dragon», «Gods Of War», «The Alchemist» ou «Chemical Wedding», entre outros clássicos.

A rota, que arranca no próximo dia 22 de Agosto no House of Blues, em Anaheim, na Califórnia, passará por cidades como Nova Iorque, Los Angeles, Houston e Miami, além de actuações no Canadá. Estão ainda confirmadas presenças em festivais de peso como o Rocklahoma e o Louder Than Life, bem como uma passagem especial pelo Brasil para uma actuação no The Town, em São Paulo.

O grupo que acompanhará Dickinson nesta rota inclui Dave Moreno na bateria, Mistheria nos teclados e Tanya O’Callaghan no baixo, além das novas adições Philip Näslund e Chris Declercq nas guitarras. Este último participou na gravação do single «Rain On The Graves». O colaborador de longa data Roy “Z” Ramirez não fará parte desta formação de estrada.

O mais recente álbum a solo do vocalista dos IRON MAIDEN, «The Mandrake Project», foi lançado a 1 de Março de 2024 pela BMG, e marcou o regresso de Bruce Dickinson aos estúdios após quase duas décadas sem material novo a solo. Gravado maioritariamente no Doom Room, em Los Angeles, contou com Roy Z como guitarrista e baixista, e com Mistheria e Dave Moreno, que já tinham participado em «Tyranny Of Souls», de 2005.