A saída de Brent Hinds representa o fim de uma era para os MASTODON, mas a banda parece determinada a seguir em frente.
Os MASTODON anunciaram a saída inesperada do guitarrista/vocalista Brent Hinds, marcando aquela que é aprimeira mudança de formação na história da banda de Atlanta. A separação, descrita como uma decisão mútua, encerra uma colaboração de 25 anos que ajudou a definir o som progressivo e inovador do grupo. Num comunicado oficial divulgado nas redes sociais, os MASTODON escreveram:
“Amigos e fãs, após 25 anos monumentais juntos, os Mastodon e o Brent Hinds decidiram, de forma mútua, seguir caminhos diferentes. Estamos profundamente orgulhosos e imensamente gratos pela música e pela história que partilhámos juntos e desejamos-lhe nada para além de sucesso e felicidade nos seus futuros empreendimentos. Continuamos muito inspirados e entusiasmados para esta nova fase dos Mastodon. Como seguimos em frente, todos os planos de digressão para 2025 mantêm-se intactos. Estamos ansiosos para vos ver na estrada.”
A ausência de Brent Hinds já tinha sido notada na noite de 6 de Março, quando os restantes membros da banda — Bill Kelliher, Troy Sanders e Brann Dailor — participaram num evento especial no Metropolitan Opera House, em Brooklyn, Nova Iorque. Intitulado Metal, Melville, and the Metropolitan Opera: Mastodon’s Leviathan meets Heggie’s Moby-Dick, o painel explorou a muito badalada influência do clássico literário de Herman Melville na música dos MASTODON, em especial no álbum conceptual «Leviathan», lançado há 20 anos.
Apesar da saída de Hinds, os MASTODON garantem que todos os compromissos já anunciados para 2025 se mantêm intactos, incluindo a aguardada digressão norte-americana ao lado dos COHEED AND CAMBRIA, que decorre em Maio e Junho. Para além disso, a banda está também confirmada no festival britânico Bloodstock, onde actuará a 10 de Agosto, no mesmo dia em que os GOJIRA assumem o papel de cabeças de cartaz.
No momento da publicação desta notícia, ainda não há informações sobre quem substituirá Brent Hinds na guitarra, o que abre desde já especulações sobre o futuro sonoro da banda. Conhecido pelo seu estilo inconfundível, que combina influências de country, psicadelismo e metal progressivo, Brent Hinds foi uma peça-chave na identidade dos MASTODON, contribuindo significativamente para álbuns como «Crack the Skye», «The Hunter» e «Hushed And Grim».
Os MASTODON são um caso raro no espectro da música pesada— os fãs adoram-nos, os críticos aplaudem-nos e os seus parceiros querem ser como eles. Somando já quase duas décadas de carreira, sete álbuns de estúdio, dois registos ao vivo, uma colectânea e mais de uma dúzia de EPs, splits e singles, a banda oriunda de Atlanta tem mostrado saber exactamente como progredir sem nunca estagnar, afirmando-se como um daqueles nomes de que, por esta altura, ninguém espera outra coisa que não seja o inesperado.
Das descargas de «Remission» e «Leviathan» à atitude consideravelmente mais directa e orelhuda de registos como «Emperor Of Sand» e «Once More ‘Round The Sun», passando pelos exigentes exercícios conceptuais que são o «Blood Mountain», o «Crack The Skye», o «The Hunter» e o mais recente «Hushed And Grim», os músicos têm provado de forma consistente que, para cada lugar de destaque na tabela de vendas da Billboard, para cada concerto esgotado ou para cada nomeação para os Grammys, há também uma colecção de grandes temas e sucessivas demonstrações de um talento sem igual.