O tema-título do próximo disco dos BORN OF OSIRIS, que actuam hoje à noite no LAV – Lisboa Ao Vivo, mergulha nas sombras da experiência humana.
Os norte-americanos BORN OF OSIRIS, nomes maiores do metalcore progressivo, estão de regresso com novidades de peso: o sétimo álbum da banda intitula-se «Through Shadows» e será editado no dia 11 de Julho pela Sumerian Records. Como antecipação, foi revelado o tema-título — uma proposta intrincada, veloz e carregada de emoção, que confirma a capacidade do grupo na conjugacão de técnica apurada com uma abordagem melódica intensa e atmosférica.
Em comunicado conjunto, os BORN OF OSIRIS explicaram o conceito por trás de «Through Shadows», tanto a canção como o disco: “‘Through Shadows’ é um reflexo da experiência humana — tanto das lutas silenciosas como das tempestades pesadas que todos enfrentamos. Trata-se de confrontar a escuridão com o entendimento de que, sem sombra, não há luz que possa brilhar. Quando tudo parece perdido, resta-nos uma escolha: enfrentar a queda ou defender a nossa existência. Esta música é o nosso apelo a escolher a luz, mesmo nos momentos mais sombrios.”
O novo trabalho sucede a «Angel Or Alien», de 2021, e inclui, para além do tema agora lançado, os já conhecidos «Torchbearer», «A Mind Short Circuiting», «Elevate» e «In Desolation». Ao longo de um percurso que têm consolidado desde meados dos anos 2000, os BORN OF OSIRIS têm construído uma identidade singular, aliando elementos do deathcore técnico e do djent a uma sensibilidade progressiva que se faz notar tanto nas estruturas como nas texturas eletrónicas que pontuam o seu som.
Recorde-se que os BORN OF OSIRIS vão pisar solo português pela primeira vez já em Junho de 2025, trazendo consigo um espectáculo que promete ficar marcado na memória dos fãs de metal extremo e progressivo. Os músicos norte-americanos, conhecidos pela sua fusão de deathcore técnico, atmosferas eletrónicas e composições progressivas, faz parte de uma nova geração que tem vindo a desafiar todas as fronteiras do género, e a sua aguardada estreia em Portugal será acompanhada por um conjunto de nomes de peso.
A digressão, que se avizinha como um dos grandes destaques do circuito europeu de metal no próximo verão, inclui duas datas no nosso país: a primeira no Hard Club, no Porto, aconteceu no passado Domingo, dia 1 de Junho, e a segunda no LAV – Lisboa Ao Vivo, decorre hoje, 3 de Junho. Estes dois concertos inserem-se na rota europeia da banda e prometem ser noites intensas, com um alinhamento que junta algumas das formações mais respeitadas da cena moderna do metal extremo.
A presença dos INGESTED, ENTHEOS e THE VOYNICH CODE eleva ainda mais as expectativas para a digressão que chega agora a Portugal. Cada uma das quatro bandas traz uma perspectiva única ao metal contemporâneo, garantindo alinhamento diversificado e uma sequência de atuações memoráveis para o público. Os bilhetes para o espectáculo em Lisboa custam 25€, à venda em primeartists.eu e nos locais habituais.
«Through Shadows» já se encontra disponível para pré-encomenda em vários formatos coleccionáveis, incluindo uma edição especial em vinil disponível em exclusivo na loja online da Sumerian Records. Com «Through Shadows», os BORN OF OSIRIS parecem determinados a explorar os extremos emocionais e sonoros da condição humana, mantendo-se fiéis à sua missão de desafiar fronteiras dentro do metal moderno.
