Angela Gossow, a “berradora” transformada em empresária famosa pela sua passagem pelos ARCH ENEMY, usou a sua conta oficial no Instagram para publicar uma foto em bikini como forma de protesto contra todos os países que ainda restringem a liberdade das mulheres. “Bonita foto. Eu sei.“, escreveu Gossow na publicação que pode ser vista em baixo. “Tenho a liberdade de usar o que eu quiser. Cresci a saber que posso ser o que quiser. Ao contrário de tantas outras mulheres… Irão, Afeganistão, África, Etiópia, Bangladesh, Iêmen, Libéria, Sudão, Somália. Torturadas, mortas“, acrescentou ainda. O assunto tem estado, nova e infelizmente, de volta às manchetes após a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, a 16 de Setembro último, num hospital em Teerão, depois de ter sido presa pela “polícia moral” por usar um “hijab impróprio”. A morte da jovem provocou protestos em várias cidades e universidades do Irão, com vídeos que circulam nos meios de comunicação social e relatos de testemunhas a indicarem que as autoridades estão a usar gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes e, aparentemente, utilizaram força letal na província do Curdistão.
Angela Nathalie Gossow nasceu em Colónia, na Alemanha, a 5 de de Novembro de 1974. Cantou nos ASMODINA e nos MISTRESS durante o final da década de 90 e juntou-se aos ARCH ENEMY em Novembro de 2000, após a saída de Johan Liiva. Gossow tinha entrevistado o guitarrista Michael Amott para uma zine alemã e não deixou de aproveitou a oportunidade para lhe passar uma maqueta que descreveu como sendo um vídeo de “má qualidade”. Mesmo assim, quando despediram Liiva em 2000, o ex-Carcass convidou Angela para um teste. Pouco tempo depois estava a gravar o muito aplaudido «Wages Of Sin» e, até Março de 2012, manteve-se à frente de uma das bandas mais emergentes da última década. Cedendo o seu lugar a Alissa White-Gluz, manteve-se a trabalhar com a banda exclusivamente como empresária.
Os ARCH ENEMY seguiram a sua carreira de vento em pompa, e recentemente passaram por Lisboa para um concerto demolidor na companhia de Nergal e dos seus Behemoth. «Deceivers», o 11º álbum de estúdio da banda sueca, foi editado no passado dia 12 de Agosto pela Century Media Records. “Tendo acabado de celebrar o nosso 25.º aniversário como banda e lançando agora o 11.º álbum, poderia assumir-se que estamos em velocidade de cruzeiro e em piloto automático nesta altura. Na realidade, nada poderia estar mais longe da verdade no que diz respeito aos Arch Enemy e ao nosso álbum novo, «Deceivers»,” diz o líder e guitarrista Michael Amott a respeito do novo álbum. “Acho que conseguimos atingir temas líricos e musicais bastante interessantes desta vez, incluindo várias oisas que podem bem fazer levantar algumas sobrancelhas – enquanto ao mesmo tempo conseguimos manter todos os elementos típicos da banda. No final de contas, são os Arch Enemy em velocidade e poder máximos!“.