BODY COUNT

BODY COUNT: Lançam ‘clip’ para o tema-título de «Merciless» [streaming]

Uma narrativa de vingança brutal, inspirada na estética do filme ‘Hostel’. «Merciless», o aguardado novo álbum de estúdio dos BODY COUNT, vai ser finalmente lançado amanhã, 22 de Novembro.

Liderados por ICE-T, os norte-americanos BODY COUNT acabam de revelar o ‘clip’ oficial de «Merciless», tema-título do seu novo álbum, que será lançado amanhã, sexta-feira, 22 de Novembro. O vídeo, dirigido por Jay Scorcese, explora uma narrativa de vingança brutal, com a banda a capturar e a torturar sem um pingo de piedade várias figuras associadas ao ódio racial, numa estética inspirada no filme ‘Hostel’. Não é difícil de perceber que a canção aborda temas como o racismo e a desigualdade social, combinando riffs sombrios e pesados com uma interpretação intensa de Ice, que denuncia opressões históricas e celebra a retaliação simbólica dos oprimidos.

Em comunicado de imprensa, o líder dos BODY COUNT admite a potencial polémica do projecto: “O nosso novo vídeo é brutal. Algumas pessoas têm dito que o personagem que eliminamos se assemelha a alguém conhecido, mas isso não foi intencional. Vamos ver como isto vai ser recebido.«Merciless» tem sido aguardado com grande expectativa ao longo deste ano, com a banda a apresentar uma mistura ousada de rap metal político, covers arrojadas e letras provocadoras.

Recentemente, os BODY COUNT disponibilizaram a sua versão do clássico «Comfortably Numb», dos PINK FLOYD, com a participação de David Gilmour. Além da cover, que podes escutar no player em baixo, os BODY COUNT aproveitaram também para revelar o que o seu muito aguardado novo álbum de estúdio, com o título «Merciless», vai ser finalmente lançado no dia 22 de Novembro através da Century Media.

Esta é a minha forma de reconhecer que, agora, estou mais velho“, explica o líder dos BODY COUNT. “Na verdade, estou a dizer à geração mais jovem que tem duas opções: pode manter a chama acesa ou desistir. De certa forma, é uma tentativa de entender o que está a acontecer, mas também de apontar que todos nós estamos num lugar onde não temos de enfrentar a realidade. Temos TVs de ecrã plano e pipocas, podemos simplesmente recostar-nos e assistir ao caos do mundo como se fosse um programa de televisão… E nunca parece real até chegar à nossa porta. Eu também estou um pouco entorpecido — todos nós estamos.

A versão dos Body Count para a «Comfortably Numb» é bastante radical, mas as palavras tocaram-me realmente”, acrescenta David Gilmour. “É espantoso que uma melodia que escrevi há quase 50 anos esteja de volta com esta nova abordagem fantástica. Fizeram o tema relevante novamente. O contacto inicial do Ice-T foi para pedir permissão para usar a canção, mas pensei que poderia também oferecer-me para tocar com eles. Gosto das novas letras, falam sobre o mundo em que vivemos agora, que é bastante assustador.

Os BODY COUNT, a banda de metal liderada pela lenda do hip-hop, actor e realizador ICE-T concluíram a gravação do seu novo álbum, «Merciless» em Maio do ano passado e, quase um ano depois, no dia 17 de Maio de 2024, revelaram o primeiro single de avanço para o LP. Entretanto, com a eleição presidencial nos Estados Unidos a aproximar-se a passos largos, o famoso rapper disponibilizou mais um inédito, com o sugestivo título «Fuck What You Heard».

Como podes comprovar em cima, Ice-T e os seus BODY COUNT não têm receio de dizer o que pensam acerca da propaganda mediática, do sistema de dois partidos e do pensamento que domina um grande quadrante da sociedade norte-americana. A canção, que marcou o segundo avanço para o muito aguardado «Merciless», desenvolve-se em compasso lento e pesada, com Ice-T a informar-nos acerca de “alguns gangsters reais“.

Revelado no início do Verão, «Psychopath», o primeiro tema retirado do novo álbum dos BODY COUNT, conta com uma participação de Joe Badolato, o vocalista dos FIT FOR AN AUTOPSY, e, com um vídeo-clip inspirado em horrores fictícios e da vida real (que inclui referências que vão de Jason Voorhees a Ted Bundy), mostrou o grupo de Los Angeles preparado para o próximo capítulo da sua carreira de mais de 35 anos.

O próximo álbum os BODY COUNT, que sucede a «Carnivore», de 2020, mostra a banda a reunir-se de novo com o muitíssimo reputado produtor (e membro dos Better Lovers e Fit For An Autopsy), Will Putney. Tal como acontece com os sucessos mais recentes do grupo, «Psychopath» aborda o metal moderno com vigor contagiante, apoiado em grooves pesados e num trabalho de guitarra demolidor.

01. Interrogation Interlude | 02. Merciless | 03. The Purge (feat. Corpsegrinder) | 04. Psychopath (feat. Joe Badolato) | 05. Fuck What You Heard | 06. Live Forever (feat. Howard Jones) | 07. Do or Die | 08. Comfortably Numb (feat. David Gilmour) | 09. Lying Motherfucka | 10. Drug Lords (feat. Max Cavalera) | 12. World War