Os BPMD, novo projecto que reúne o vocalista Bobby “Blitz” Ellsworth (dos OVERKILL), o baterista Mike Portnoy (dos THE WINERY DOGS, SONS OF APOLLO), o baixista Mark Menghi (dos METAL ALLEGIANCE) e o guitarrista Phil Demmel (dos VIO-LENCE, ex-MACHINE HEAD), lançou o seu primeiro álbum completo de versões de rock dos anos 70, com o título «American Made», em Junho passado pela Napalm Records. O disco, uma sentida homenagem dos músicos às suas principais influências musicais, incluiu no alinhamento uma cover apaixonada de «D.O.A.», um original dos VAN HALEN.
Agora, com a recente notícia da morte de Eddie Van Halen, a banda decidiu unir-se para homenagear o ícone da guitarra com um vídeo emocionante composto pelas suas imagens favoritas do músico. Numa declaração conjunta de homenagem, os BPMD dizem: “O mundo perdeu um ícone, inovador, showman, virtuoso, mestre compositor e talvez uma das maiores inspirações para aprender a tocar guitarra. Este vídeo-clip é uma homenagem ao Ed , nada mais, e esperamos que gostem. Vamos ter para sempre o Eddie nos nossos corações.“
Entre as muitas homenagens a Eddie Van Halen que surgiram nas redes sociais na última semana, contam-se também ex-companheiros de banda nos VAN HALEN, que ganham obviamente um peso extra por serem assinadas por músicos que privaram de muito perto com o mestre das seis cordas. David Lee Roth, que gravou alguns dos maiores sucessos dos VAN HALEN, como são o caso de «Jump», «Panama», «Runnin´ With The Devil» ou «Ain’t Talkin’ ‘Bout Love», publicou uma foto em que está ao lado de Eddie, com uma breve legenda, que diz “Tem sido uma longa e óptima viagem“. Por seu lado, Sammy Hagar, que substituiu Roth em 1985 e abandonaria o grupo em 1991, regressando depois para uma breve reunião entre 2003 e 2005, confessa estar “de coração partido e sem palavras” ao publicar uma imagem tirada num avião, durante o regresso aos VAN HALEN, já no séc. XXI.