TARJAMARKO

Os BLOOD INCANTATION vão apresentar o muito aplaudido «Absolute Elsewhere» numa actuação única em Portugal, que contará ainda com o regresso de AUTHOR & PUNISHER.

O culto em torno dos BLOOD INCANTATION está prestes a tomar proporções cósmicas em território nacional: no próximo dia 18 de Outubro, a banda oriunda de Denver actua pela primeira vez na Music Station, em Lisboa, naquela que será a única data em solo português da sua digressão europeia. Desde a sua formação, os BLOOD INCANTATION têm vindo a esculpir uma identidade muito singular dentro do universo do death metal, fundindo o peso brutal do género com paisagens sónicas psicadélicas, ambiências sci-fi e estruturas progressivas de grande complexidade.

No entanto, foi com «Absolute Elsewhere», o seu mais recente registo de estúdio, que o grupo atingiu um novo patamar criativo — um disco descrito pela The Quietus como “o álbum de death metal mais significativo desde «Altars of Madness», dos Morbid Angel”. A afirmação não é ligeira, e encontra eco na aclamação transversal por parte de publicações como Pitchfork, Kerrang! e The Wire, que enalteceram a ousadia estética e a profundidade conceptual do quarteto norte-americano.

Liderados pelo guitarrista e vocalista Paul Riedl, os BLOOD INCANTATION têm vindo a ampliar o seu léxico sonoro desde os tempos de «Starspawn», de 2016, passando pelo aclamado «Hidden History Of The Human Race», de 2019, e culminando neste mais recente trabalho onde a ficção científica se cruza com o misticismo cósmico e a música extrema se transforma em experiência quase transcendental. Em palco, os quatro músicos são conhecidos por recriarem a atmosfera com rigor e intensidade, convidando o público a mergulhar num universo onde o tempo e o espaço parecem colapsar sobre si mesmos.

A noite ficará ainda marcada pelo muito aguardado regresso a Portugal de AUTHOR & PUNISHER, projeto do engenheiro mecânico e artista sonoro Tristan Shone, que não actua em Portugal desde a sua impressionante passagem pelo Amplifest em 2019. Para além de ser um nome de culto no cruzamento entre a música industrial, o doom e a eletrónica mais abrasiva, Shone distingue-se pela criação das suas próprias drone machines — engenhocas feitas à mão que funcionam simultaneamente como instrumentos e próteses, numa simbiose provocadora entre homem e máquina. Ao vivo, essa fusão traduz-se numa performance tão visceral quanto hipnótica, onde o som se torna quase tangível.

Este encontro raro entre os BLOOD INCANTATION e os AUTHOR & PUNISHER, duas das propostas mais desafiantes da música pesada contemporânea acontece, no dia 18 de Outubro e promete ser desde já um dos momentos mais intensos da agenda nacional de concertos desde ano. Os bilhetes já se encontram disponíveis através do site da Amplificasom.