O projecto BLOOD FROM THE SOUL é uma visão do lendário Shane Embury, baixista e membro de longa data dos pioneiros NAPALM DEATH. No início dos anos 90, Embury fez uma parceria com o vocalista Lou Koller, dos SICK OF IT ALL, para criar a demolidora estreia «To Spite the Hand That Bleeds», que foi editada em 1993 pela Earache Records. O álbum mostrou a dupla a mergulhar de cabeça numa fusão experimental de industrial, metal, hardcore e punk e, ao lado dos GODFLESH, PITCHSHIFTER, MEATHOOK SEED e SCORN, os dois músicos ajudaram a gerar uma nova onda de metal industrial.
Agora, os BLOOD FROM THE SOUL despertam por fim do sono profundo a que se votaram durante os últimos 27 anos. O projecto surge em cena com uma formação renovada e um novo registo de longa-duração. Ao lado de Shane Embury estão agora nesta nova jornada criativa Dirk Verbeuren (dos MEGADETH, SOILWORK, ABORTED e TRONOS), Jacob Bannon (dos CONVERGE, WEAR YOUR WOUNDS e UMBRA VITAE) e Jesper Liveröd (ex-NASUM e BURST).
«DSM-5», o novo registo do projecto, tem data de lançamento apontada para o dia 13 de Novembro e, segundo um comunicado de imprensa, é “um álbum conceitual de doze canções. Liricamente, foi escrito a partir da perspectiva de seres humanos e também de máquinas sencientes. Metaforicamente, explora a relação entre a consciência e a deterioração física/psicológica no meio de uma infinidade de tensões.” O primeiro single de avanço para o disco, intitulado «Debris Of Dreams», pode ser ouvido no player em cima.