Os BLAZE THE TRAIL são um nome novo oriundo do outro lado da fronteira. Dentro de semanas visitam Portugal para participar no Comendatio Music Festival, mas antes passam no Z! Live Rock de Zamora, ao lado dos “nossos” REVOLUTION WITHIN e MOONSPELL e também no Resurrection Fest. Criados em 2016, estrearam-se três anos depois com «Not A Game». Em plena pandemia, o grupo de hardcore escolheria os estúdios Poison Apple, em Portugal, para trabalhar em dois singles com Tiago Canadas e o produtor Vasco Ramos. A masterização ficou a cargo de Tony Lidgren, nos estúdios suecos Fascination Street. Nas palavras de Diego González García, vocalista, “em 2018, quando estávamos a pensar registar o primeiro disco, entrámos em contacto, entre outros, com o engenheiro de som Tiago Canadas, que nos ofereceu a hipótese de gravar o disco em Lisboa, nos Poison Apple Studios”. Segundo o vocalista, todos no grupo conheciam já Vasco Ramos como vocalista dos MORE THAN A THOUDSAND e a importância da banda de Setúbal “na cena europeia de meados da década de 10” foi suficiente para os deixar a todos interessados na possível colaboração. No entanto, nesse primeiro trabalho, o grupo acabou a optar por um produtor espanhol, Eneko Celestino, que trabalhou com nomes como DAWN OF THE MAYA, MARVIN ou MILLENIALS.
Para estes novos singles, a banda diz que queria “saltar fora da caixa e encontrar uma melhor forma de expressar o som dos Blaze The Trail”, afirma o vocalista. “Em 2018, era um grande risco gravarmos fora de Espanha, principalmente sendo o primeiro disco e sem termos grande experiência de estúdio. Agora, vendo o resultado do trabalho com o Vasco e do que aprendemos, não temos palavras para expressar o contentes que ficámos com o seu trabalho e certos de que esse é o nosso caminho futuro”. A razão para apostarem em singles prende-se com a situação vivida, uma vez que viram outros músicos “muito em discos que não puderam ser apresentados devidamente, na fase pandémica”, explica Diego. “Podíamos estar a pensar num novo disco, mas achámos que o confinamento era uma boa altura para nos encontrarmos e decidirmos o caminho a seguir e planear tudo, passo a passo”. Desta forma, ao lançarem apenas singles, conseguem “ter um melhor feedback do público, permitindo saber o que as pessoas gostam mais nas nossas músicas e assim obter os melhores resultados, conciliar tudo e aos poucos melhorar o nosso som futuro.” «When Worlds Collide» foi o primeiro dos temas a ser estreado, em Abril passado. Agora chega o novo single, intitulado «Kill The System», disponível no player em cima, junto com um novo baixista, Javier, mesmo a tempo de participarem nos festivais referidos acima e fazerem outras datas. O quinteto completa-se com o baterista Dani e os guitarristas Miguel e Jose.
Recorde-se que o Comendatio Music Festival se realiza entre 6 e 7 de Agosto, no Paço da Comenda, em Tomar. O cartaz ficou completo por estes dias, com adição de mais quatro bandas. Desta forma, a segunda edição do evento reúne nomes como PLINI, RENDEZVOUS POINT, KANDIA, LIZZARD, BLAZE THE TRAIL, BOLU2DEATH, DREAM PAWN SHOP, BONG KONG, REI BRUXO, HAGEN, GODSTICKS, NEEDLE, ALLAMEDAH e FIFTH EMPIRE. Mais informações aqui.