BLAZE BAILEY

BLAZE BAILEY homenageia PAUL DI’ANNO com uma versão da «Wrathchild» [vídeo]

Protagonizada por BLAZE BAILEY, esta sentida homenagem sublinha o impacto duradouro de PAUL DI’ANNO, cuja contribuição inegável para o heavy metal deixou uma marca profunda tanto em fãs quanto em músicos.

Na noite do passado dia 8 de Novembro, o palco do Gagarin 205, em Atenas, foi cenário de mais uma homenagem bem emocionante a PAUL DI’ANNO, ex-vocalista dos IRON MAIDEN, que faleceu a 21 de Outubro, aos 66 anos. BLAZE BAILEY, que liderou a icónica banda britânica durante os anos 90, dedicou uma interpretação da clássica «Wrathchild» ao malogrado cantor, num momento que ressoou de uma forma bastante profunda entre os fãs presentes.

Num vídeo captado pelo público, disponível em baixo, BLAZE BAILEY é visto a interpretar a canção com intensidade e respeito, numa clara demonstração de admiração pelo trabalho e legado deixados por Paul. A escolha do tema «Wrathchild» é especialmente significativo, uma vez que se trata de uma das músicas emblemáticas da era de PAUL DI’ANNO nos IRON MAIDEN, marcando um tributo sincero à contribuição do vocalista para o heavy metal.

Pouco após a notícia da morte de Di’Anno ser divulgada, BLAZE BAILEY partilhou uma sentida mensagem de pesar nas redes sociais. “Fiquei muito triste ao saber da morte do meu amigo Paul Di’Anno“, escreveu BLAZE BAILEY. “Fizemos bastantes digressões e concertos juntos ao longo dos anos… Tocámos no Sweden Rock, na Ucrânia, na Austrália, na Escandinávia. Ele tinha um grande sentido de humor, e foram tempos loucos. A sua voz e a sua música com os IRON MAIDEN e os seus próprios projectos irão perdurar.

Paul Di’Anno, cujo nome verdadeiro era Paul Andrews, faleceu na sua casa em Salisbury, aos 66 anos, na passada segunda-feira. Nascido em Chingford, em Londres, no dia 17 de Maio de 1958, o cantou tornou-se conhecido como o vocalista dos IRON MAIDEN entre 1978 e 1981. Foi a voz dos álbuns que lançaram o grupo para a ribalta, elogiado por muitos pelos níveis de energia e agressividade da sua voz, elementos cruciais no som inicial não só da banda liderada por Steve Harris, mas também de toda a New Wave Of British Heavy Metal.

Poucas horas após o manager de Paul Di’Anno ter confimado a sua morte, os IRON MAIDEN usaram as redes sociais para prestarem homenagem ao impacto inegável que o cantor teve nos seus anos iniciais por meio de uma declaração em que reconhecem o seu papel crucial, dizendo: “Estamos profundamente tristes por saber da morte de Paul Di’Anno. O contributo do Paul para os Iron Maiden foi imenso e ajudou a traçar o caminho que temos percorrido como banda há quase cinco décadas. A sua presença pioneira, tanto como frontman como vocalista, em palco e nos nossos dois primeiros discos, será carinhosamente lembrada não só por nós, mas também por fãs ao redor do mundo.

Paul Di’Anno foi uma das figuras mais influentes da história inicial dos IRON MAIDEN, sendo a sua voz inconfundível o motor dos álbuns «Iron Maiden» (de 1980) e «Killers» (de 1981). Di’Anno trouxe um tom mais punk e agressivo à banda, ajudando a definir o som distintivo que acabaria por dominar o heavy metal britânico nos anos 80. Após a sua saída dos IRON MAIDEN, Di’Anno continuou a gravar e a actuar em vários projectos ao longo da sua carreira, entre eles os BATTLEZONE e KILLERS, mantendo uma base de fãs dedicada.