Em finais de 2019, os BLAME ZEUS editavam «Seethe», o seu trabalho mais conseguido até à data. O ano seguinte tinha tudo para que o quinteto fizesse várias apresentações ao vivo, mas algumas datas foram canceladas, outras nem sequer chegaram a ser anunciadas. “Decidimos ir já fazendo músicas novas, sem pressas, com toda a atenção aos pormenores e com tempo de sobra para experimentar elementos musicais e criativos novos”, afirma a vocalista Sandra Oliveira, em exclusivo para a LOUD!. Uma vez que o quinteto celebrou uma década de existência “no passado mês de Dezembro”, e não teve “oportunidade de fazer uma grande festa” como tinha planeado, este novo single é uma forma de assinalar a data.
Intitulado «Burning Fields», o tema, que podes ouvir no player em cima, é um inédito que vai estar acessível através do Bandcamp do grupo, sendo que “um vinil com edição muito limitada do álbum com o bónus da «Burning Fields», está também nos planos”, afirma a cantora, que é também autora das letras. A mistura e masterização do novo tema esteve a cargo de Ricardo Fernandes, no Dynamix Studio, em Lisboa, que já tinha sido responsável pela produção no trabalho de 2019. Com bateria e voz gravadas no estúdio 100 off-records, em Vila Nova de Gaia, o single conta ainda o dedo do artista digital Gustavo Sazes, responsável pelo artwork de capa e vídeo.
“Gostamos mais de olhar em frente, o que está para trás é aprendizagem, mas não podemos deixar que nos condicione”, revela Sandra, que classifica 2020 como um ano “frustrante”, mas que “não foi tempo deitado ao lixo”, permitindo ao quinteto seguir “caminho com motivação renovada e com esperança de subir aos palcos neste novo ano”. Admitindo que o último disco ainda tem muito para dar pelo que “não está nos planos lançar um novo álbum tão cedo”. De momento, “o plano é tocar ao vivo o mais possível, assim que possível, e este ano dar o passo que não conseguimos dar em 2020, que é começar a dar mais concertos lá fora”.