BLACK SABBATH

BLACK SABBATH: Tony Iommi revela quais os seus riffs favoritos [entrevista]

Muitos parabéns, Sr. TONY IOMMI! O lendário guitarrista e mestre do riff nos BLACK SABBATH celebra hoje o seu 76.° aniversário.

TONY IOMMI, o lendário guitarrista e estratega dos BLACK SABBATH, foi entrevistado por Richie Faulkner, dos JUDAS PRIEST, para o canal oficial da Gibson no YouTube e revelou quais são os seus riffs favoritos da imensa obra que desenvolveu com a banda britânica. Como se sabe, a criação de enormes riffs é um dos maiores talentos de Iommi e um dos aspectos mais peculiares da sonoridade dos autores de «War Pigs».

Quando questionado em relação aos seus favoritos, IOMMI começou por dizer que não tinha realmente uma resposta para a pergunta, mas eventualmente tentou apresentar algumas opções. “O primeiro que fizemos foi o da «Black Sabbath» e esse era diferente. E, claro, também gosto muito da «Iron Man»“, disse ele, mencionando os dois temas em questão como os seus favoritos.

De seguida, o guitarrista dos BLACK SABBATH detalhou as mudanças na sonoridade que o grupo foi sofrendo ao longo dos anos: “Entrámos numa outra fase com o álbum «Sabbath Bloody Sabbath», que soa novamente diferente. Depois, começámos a trabalhar com o Ronnie [James Dio] e embarcámos num noutro caminho com o «Heaven And Hell». A forma como compúnhamos mudou, porque o Ronnie cantava em cima dos acordes em vez de cantar em cima dos riffs.” Podes ver a entrevista na íntegra no player em baixo.

Numa entrevista ao canal finlandês KAOS TV, o lendário TONY IOMMI falou uma vez mais sobre a possibilidade dos BLACK SABBATH voltarem a reunir-se no futuro. “Podemos reunir-nos, não sei,” começa por dizer o guitarrista britânico.

Talvez possamos fazer um espectáculo único ou algo assim, mas nunca mais vamos fazer digressões, porque estamos velhos. A banda reformou-se, mas ainda podemos tocar. Só que não vamos fazer mais digressões mundiais como fazíamos antes — a última durou dezoito meses, que é muito tempo para se passar longe de casa, dos amigos e da família. Por isso, se fizermos algo, será sempre uma coisa bem curta“. 

O último álbum de estúdio dos BLACK SABBATH, intitulado «13» foi editado em Junho 2013 e contou com a participação de três dos elementos da formação original da banda: Iommi na guitarra, Geezer Butler no baixo e Ozzy Osbourne na voz, com Brad Wilk (dos RAGE AGAINST THE MACHINE) a ocupar o lugar de Bill Ward atrás do kit de bateria. Entre 2016 e 2017, com Tommy Clufetos no lugar de Ward, o quarteto levou a cabo a The End Tour, a digressão que, a 4 de Fevereiro de 2017, marcou um suposto final da carreira do grupo com um espectáculo na cidade natal de Birmingham.