A primeira edição do BLACK BOX FEST aconteceu em finais de 2019. A segunda está agora marcada para 28 de Maio, pelas 21:00, na Sede D’os Trovadores do Cano, entretanto recuperada e de novo pronta para receber concertos no berço da nação. A edição deste ano reúne três nomes nacionais e dois espanhóis, DANTALION e APOSENTO. O contingente nacional é formado pelos BASALTO, VOYANCE e PITCH BLACK, que serão os cabeças-de-cartaz. À semelhança da primeira edição, o evento volta também a aliar-se à Strike Tours para providenciar uma viagem em segurança até Guimarães. Além das paragens no Porto e Braga, este ano foi ainda alargada a possibilidade de embarcar em outras cidades, como Aveiro e S.M. da Feira, sem esquecer a possibilidade de efectuar paragens em outros locais durante cada trajecto, para isso basta contactarem aqui e acordarem previamente a paragem que pretendem.
Os VOYANCE são oriundos de Santa Maria da Feira. Formados em 2013, vão ao BLACK BOX FEST apresentar o seu primeiro EP, intitulado «Narcissist», editado em formato split através da Half Beast Records. A eles juntam-se os já conhecidos BASALTO, que trazem o seu doom desde Viseu. Menos comuns por palcos nacionais serão os nomes DANTALION e APOSENTO. Os primeiros resultam das cinzas dos MYDGARD, formando-se em 2004. Em 2010 estrearam-se com «All Roads Lead To Death» através da Xtreem Music. Uma mudança de orientação e de formação levou a que também alterassem o nome para SANGUINIST, num som mais death/doom, com o qual lançaram três álbuns. Em 2020, regressaram ao nome original, lançando «Time To Pass Away» com o qual se apresentam em Guimarães. No caso dos APOSENTO, trata-se de um colectivo de OSDM, cuja origem remonta aos anos 90. Três álbuns, dois EPs e várias demos e splits são o resultado do seu percurso até hoje. Em Abril de 2020 editaram «Conjuring The New Apocalypse», último disco até ao momento.
Quanto aos PITCH BLACK, agora que a nova formação começou a percorrer palcos nacionais, prevê-se um non stop de concertos, sempre em toada frenética e com o popular thrash que colocou o seu nome entre os maiores nacionais. Ainda sem sucessor para «Bastards United», o EP de 2020, Álvaro Fernandes e os seus companheiros entretém-se a testar na estrada o novo vocalista, Nuno Quaresma, e a não desapontar os fãs que esperam ouvir os temas de «Thrash Killing Machine», recentemente alvo de reedição em CD, num momento em que o quinteto celebra duas décadas sobre a primeira maqueta. O bilhete para o evento estará em pré-venda até 20 de Maio, custando 10 euros. O pack com bilhete e t-shirt custa 18 euros e, acrescentando 10 cervejas, sobe para 25 euros. A melhor forma de efectuar a compra, passa pelo contacto directo com a organização, através de bboxfest+orders@gmail.com