Como diz o Ray Cappo no início da «Flame Still Burns», dos YOUTH OF TODAY…
“We’re back!!!“
ZULU – «Where I’m From»
Esta malta de Los Angeles promete dar que falar em 2023. Com o LP de estreia chamado «A New Tomorrow», com data prevista de edição a 03/03, pela sempre activa Flatspot Records, vão também iniciar uma tour com os SHOW ME THE BODY, JESUS PIECE, SCOWL e TRIPPJONES. Hardcore moderno cheio de groove e com mudanças ritmícas bem inesperadas. Um dos discos que irá deixar marca em 2023. Leram aqui primeiro.
END IT – «Familia Finito»
Os END IT foram, sem dúvida, uma das bandas que mais furor causou em 2022, muito por culpa do EP «Unpleasant Living» e dos vídeos carregados de humor que foram partilhando das malhas do dito cujo EP. Quando se poderia pensar que iam acalmar um pouco, pimba! Toma lá mais um vídeo e uma malha nova, que vai fazer parte da compilação «The Extermination Volume IV» que a Flatspot Records vai editar a 27/01. Hardcore cheio de sujidade directamente das ruas imundas de Baltimore.
ONE STEP CLOSER – «Turn To Me»
Pode enganar qualquer um de nós, mas o tempo voa e o LP de estreia destes rapazes de Wilkes Barre, PA (a mesma cidade dos TITLE FIGHT), «This Place You Know» já saiu em 2021. No entanto, a banda irá ter um 2023 bastante ocupado, incluindo uma extensa tour com passagens pela Austrália, Japão, Filipinas, Tailândia, Indonésia, Malásia, Singapura, Canadá e Estados Unidos. Nos próximos 5 meses esta malta não deve ir dormir a casa. Em relação a este biscoito, faz parte do novo EP «Songs For The Willow» que a Run For Cover Records acabou de editar e mostra-nos uma banda sem medo de abraçar ainda mais a sua vertente melódica. Lembram-se de vos dizer que o hardcore melódico estava em altas? Estes miúdos são uma das razões para tal afirmação, não esquecendo o piscar de olho a partes mais choronas e EMOtivas.
TRUTH CULT – «Heavy Water»
Se há banda que sofreu um pouco com o aparecimento da pandemia foram estes TRUTH CULT. Oriundos daquela zona de D.C. e com malta que já tocou em GIVE, RED DEATH ou PURE DISGUST, diria que o LP de estreia «Off Fire» de 2020 não teve o impacto merecido. Aqui temos aquele post-hardcore que bebe muita da sua influência da fonte da Dischord Records no final dos anos 80. Mas esta malta não se deixou ir abaixo com a falta de hype e estão prestes a editar o segundo LP da carreira através da Pop Wig (editora da malta de TURNSTILE). O disco vai-se chamar «Walk The Wheel» e vai sair a 03/03.
SECOND NATURE – «Naitch Bust»
Há quase 20 anos a cena de Vancouver era uma das preferidas do gorila muito por culpa dos GO IT ALONE. Mas há algum tempo que o gorila não se lembra de surgir algo interessante dessa zona. Muito provavelmente ando distraído. Se estão a pensar que estes SECOND NATURE soam a GO IT ALONE estão completamente enganados. A gravação é crua e suja e com um groove que parece ser o que está a bater nos últimos tempos. Confesso que não encontrei muita informação sobre esta banda, mas consigo-vos dizer que o EP/cassete tem 5 malhas, foi editado pela Empty Form e chama-se «Be Careful What You Wish For…». Foram avisados… Cautela!
BIG LAUGH – «Shadow Figure»
Visto que já sujámos as mãos com o biscoito anterior, mais vale continuar com mais sujidade, desta vez vinda de Milwaukee. A banda que recentemente deu o salto da 11PM Records vai editar «Consume Me» pela Revelation Records dia 10/02. O habitat natural da banda são shows DIY em caves sujas ou okupas cheias de pó. Tudo essencial para que o som cru e áspero do seu punk/hardcore seja experenciado como deve ser.
RIOT STARES – «Burst»
A DAZE é uma editora que tem vindo a ganhar o seu espaço e a crescer. Não estando ainda ao nível de uma Triple B ou uma Flatspot, parece-me estar a ir no bom caminho para se estabelecer como uma editora de referência nos próximos anos. Em relação aos RIOT STARES, lembram-se do gorila vos avisar que os 90’s estavam de volta? Pois aqui está um bom exemplo disso. Dá para perceber facilmente que esta malta gosta de SNAPCASE, QUICKSAND, ORANGE 9MM ou BOTH WORLDS. Aliás BOTH WORLDS (aquela banda que o John Joseph fez quando esteve fora dos CRO-MAGS nos anos 90 com malta de LEEWAY) está aqui bastante presente neste biscoito. Infelizmente, ao que parece, o novo disco «Sounds Of Acceleration», que vai sair dia 20/01 vai ser o último lançamento da banda visto que o guitarrista Issy Varoumas faleceu e a banda anunciou que vai acabar. Uma pena…
FUCKED UP – «I Think I Might Be Weird»
Outro disco que será lançado antes do final do mês, mais precisamente a 27/01 pela Merge, é «One Day» dos FUCKED UP. O riff de guitarra é assim alegre e saltitante que contrasta bem com a voz rouca do vocalista Damien. A julgar pelos singles já apresentados parece-me que vai ser um dos bons discos da banda. Veremos…
ANTI-FLAG – «SOLD EVERYTHING»
Depois de semanas a fio a partilharem músicas do novo disco, finalmente já o temos cá fora na totalidade. «LIES THEY TELL OUR CHILDREN» conta com nada mais nada menos que 7 colaborações num total de 11 faixas. O que nos é aqui apresentado não foge muito ao pop punk que lhes é conhecido, sendo que toda aquela raiva contra o antigo presidente dos Estados Unidos acalmou desde o resultado das últimas eleições. Ainda assim, o mundo continua a precisar de muitas mudanças e os ANTI-FLAG estão aqui para apontar o dedo e reivindicar como bons punks que são.
LEN & LOU – «Carpe Noctem»
Novo ano, novo single deste projecto do Ludgero Urbano (BROKEN DISTANCE, RAT ATTACK, A THOUSAND WORDS) com a sua prima, Len que mora no Canadá. Shoegaze, dreampop, pop punk e THE SMITHS.
OBISCOITO MAIS RODADO até agora em 2023 é este:
Os biscoitos do gorila é uma playlist no Spotify actualizada semanalmente com as novidades punk/hardcore.