VERDUGO – «No Somos Iguales»
Estes amigos são de Barcelona e surgiram no inicio da pandemia (em Março de 2020) como um projecto com membros de APPRAISE, CONSTRICT, GOLEM, DISENGAGE e TITLE FIGHT (o baterista Ben Russin estava a morar em Barcelona na altura) com a missão de revitalizar não só a cena hardcore, mas igualmente a cena straight edge de BCN. De todo este entusiasmo surge agora este EP que parece já estar na gaveta há algum tempo e a Triple B decidiu finalmente colocar cá para fora. O gorila ainda não está convencido a 100%, mas parece haver algum potencial aqui. Quanto mais não seja ganham pontos por cantarem em espanhol e não em inglês com pronúncia duvidosa. Podem fazer o pre-order do disco aqui.
FIELD DAY – «WHY?»
Espera lá!!! Isto soa a DAG NASTY dos tempos do «Wig Out At Denko’s». Pois soa! A razão é simples: esta é a banda nova de Peter Cortner e Doug Carrion que eram respectivamente vocalista e baixista de DAG NASTY nessa altura. A ideia inicial era juntar a formação do já mencionado disco e dar uns shows, mas devido à agenda super preenchida do Brian Baker (membro fundador) a coisa nunca se materializou. Mas esta malta quis seguir com o projecto em frente e inclusive gravar músicas novas, então usaram o nome do terceiro disco de DAG NASTY do qual também fizeram parte e para não gerar confusão com a formação do Brian Baker, nasceram os FIELD DAY. Confuso?! Talvez, mas esta malha nova é bastante engraçada, especialmente para quem acha piada ao já mencionado segundo disco dos “coisinhos” (Vá, o gorila não vai estar sempre a repetir o nome né?!).
BERTHOLD CITY – «Only Truth Wins»
Aqui está um perfeito exemplo de como um mau nome pode ferir uma banda. Já há um par de anos que estes amigos apareceram no radar do gorila, mas o nome é simplesmente mau demais para dar o mínimo de vontade para o gorila ir ouvir. A vida é assim mesmo, há coisas que um gorila não consegue controlar. Ainda assim a banda é boa. Malta dos STRIFE e de outras bandas da California. Straight Edge em 2022, há que dar valor a isso, simplesmente o nome é que…
BODYJAR – «Burning Truth»
Se estão lembrados há umas semanas atrás houve um biscoito destes australianos. Pois bem, o disco já saiu, chama-se «New Rituals» e chega-nos 9 anos depois do último registo da banda.
FATALIST – «The Sabre»
Um dos motivos de maior prazer para o gorila na confeção semanal destes biscoitos é a descoberta de coisas novas. Ao que parece esta malta é de Manchester e já toca desde 2018. O segundo EP chama-se «Ruination» e acabou de sair. Hardcore sujo e dark que não surpreenderia ninguém se saísse pela Deathwish, mas não saiu… Para fãs de BIRDS IN ROW ou TRAGEDY.
FRANK TURNER – «The Resurrectionists»
Esta semana sai o novo disco deste simpático inglês, mas ainda assim uma semaninha antes tivemos direito a um novo single. Se o gorila antes nunca deu a devida atenção a este senhor, algo me diz que isso vai mudar com este disco novo. Folk Punk para ouvir no pub ou numa viagem de carro.
CRISIS ACTOR – «The March»
Este trio de Los Angeles também é uma descoberta acidental do gorila. Punk californiano 80’s style com um vibe à DC. Parece confuso? Talvez, mas foi uma muito agradável surpresa. O álbum de estreia acabou de sair e chama-se «False Flag».
“Passa a outro e não ao mesmo”… até para a semana.
Os biscoitos do gorila é uma playlist no Spotify actualizada semanalmente com as novidades punk/hardcore.