O anúncio oficial caiu esta semana nas redes sociais, juntamente com um novo tema. Depois da saída do vocalista Aaron Matts, os BETRAYING THE MARTYRS apresentavam o seu substituto: o português Rui Martins. A melhor forma de fazê-lo? Um novo vídeo clip, para o tema «Black Hole», que pode visto no player em cima. No comunicado de imprensa divulgado, os músicos afirmam estar cientes de que “mudar um frontman pode ser perigoso, embora nomes como Northlane, Chelsea Grin, ou Lorna Shore, tenham mostrado que pode ser bem-sucedido”. A banda revelava assim estar “bastante confiante que o Rui seja o encaixe perfeito” e esperar que “o público o receba de braços abertos e com o apoio que merece”. O sexteto referiu ainda que “as capacidades vocais do Rui podem levar a música para nível superior, já que possui uma boa abordagem quer nos temas mais pesados, quer nos mais melódicos”.
Em declarações exclusivas à LOUD!, o vocalista revelou que a banda o encontrou através do seu canal no YouTube. Rui Martins tem o seu próprio canal onde coloca algumas covers vocais, “mais como hobby”, gostando “sempre de melhorar a qualidade de cover para cover”. Foi por aí que a relação se estabeleceu. “Sempre estive ligado à música pesada desde muito novo”, explica o vocalista, que começou, “com doze ou treze anos a praticar vocalizações mais agressivas”, sempre com o “bichinho de querer actuar para um monte de gente e sentir aquela energia”. Aos quinze/dezasseis anos foi a vez de se iniciar com uma banda de versões que tocava “uma mixórdia de temas desde os Pantera aos Korn”. A partir daí vieram os DHARMA, com quem lançou um EP, e mais tarde os conhecidos BORDERLANDS, com quem lançou um álbum em 2016, tocando mesmo no Resurrection Fest.
Devido a todos terem “as suas vidas e ocupações e não conseguirmos dedicar o tempo necessário à banda”, desde 2018 que o projecto se encontrava parado, com Rui a gravar “umas versões aqui e ali, mas não estava em nenhum projecto específico até o convite para a audição de BTM que surgiu em Novembro de 2020”. A entrada para o grupo francês foi oficializada “no final de 2020, mas só conseguimos trabalhar juntos algum tempo depois devido a confinamentos de ambos os países”. O grupo vai “entrar em estúdio em Novembro”, havendo já “imenso material criado”, e só depois serão tomadas decisões “sobre o lançamento do próximo disco”. Neste momento “o foco era mesmo anunciar as novidades todas, novo frontman, nova label, nova sonoridade”. O novo single, já com Rui Martins na voz, “foi escrito em Junho e gravado em estúdio no final de Julho”. A maior das felicidades, é o que a LOUD! deseja a Rui Martins e à sua nova banda.