BESTA

BESTA lançam «Estrela Negra», primeiro tema de avanço para «John Carpenter Redux» [streaming]

A intensidade do grindcore berrado em português regressa num formato renovado, cortesia dos BESTA.

Os BESTA revelaram finalmente «Estrela Negra», o primeiro single retirado de «John Carpenter Redux», a versão revista e actualizada do EP de 2014 em que a banda prestou homenagem ao lendário realizador norte-americano. Com pouco mais de um minuto de duração, a brutal micro-descarga condensa toda a ferocidade do grindcore berrado em português e surge acompanhado de um vídeo com a letra integral do tema, reforçando a dimensão crua e directa que sempre caracterizou o quarteto.

A formação lusa, composta por Paulo Lafaia na bateria, , Paulo Rui na voz, Ricardo Correia na guitarra e Ricardo Matias no baixo, decidiu revisitar um dos momentos mais marcantes da sua discografia com uma nova abordagem. «John Carpenter Redux» foi remisturado e conta agora com linhas vocais regravadas, oferecendo uma perspectiva fresca sobre um registo que, à data, estabeleceu uma ligação inesperada entre o grind e a sétima arte.

Em comunicado, os BESTA explicam a escolha de «Estrela Negra» como cartão de visita deste regresso: “«Estrela Negra» é a nossa referência ao clássico de culto ‘Dark Star’, de 1974, de John Carpenter. Esse filme lidava com temas como inteligência artificial e colonização muito antes do seu tempo, e quisemos canalizar esse espírito. A faixa é crua, directa e sem rodeios, uma história sobre uma máquina senciente que define o tom perfeito para aquilo que «John Carpenter Redux» representa.”

A ligação entre música extrema e o imaginário cinematográfico de John Carpenter tem acompanhado a carreira dos lisboetas, que encontram no universo do realizador de filmes como ‘Halloween’ e ‘They Live’ um território fértil para explorarem narrativas de distopia, de tensão e de violência. Na verdade, a própria ideia de revisitarem este EP sugere não apenas uma actualização sonora, mas também uma vontade de reforçarem a pertinência temática das obras do cineasta, cujas histórias dialogam cada vez mais com os dilemas contemporâneos.

«John Carpenter Redux» será editado em vinil e formato digital no dia 4 de Outubro, através da Raging Planet. As pré-encomendas do formato físico estarão disponíveis em breve. Até lá, esta «Estrela Negra» funciona como prenúncio de uma reinterpretação feroz de um disco que marcou a identidade dos BESTA e que agora regressa com nova energia.