Os tempos estão complicados para toda a gente e o impacto da pandemia fez-se sentir na indústria musical, como em tantas outras, sendo que no último ano muitos têm sido os músicos a chegar-se à frente para ajudar roadies e equipas técnicas, bares e salas de espectáculo, até publicações, todos a lutar pela sobrevivência. Nesse sentido, os nacionais BESTA estão a contribuir com todos os valores angariados pelo download do seu novo single «Dissector» para a União Audiovisual, associação que apoia técnicos e artistas em dificuldades. “Os tempos estão difíceis e estranhos, e decidimos dar a nossa contribuição a quem precisa mais do que nós, por isso decidimos doar esta música para a UA – União Audiovisual”, diz a banda em comunicado. A campanha decorre até ao próximo dia 31 de Maio e está disponível aqui.
Na sequência do EP «Mongoloid», que foi lançado em Março do ano passado , os grinders nacionais BESTA acabam de estrear um novo single, intitulado «Dissector», que já pode ser escutado no player em baixo. “Os tempos não são os melhores para este sector, especialmente para bandas como os Besta, que vivem muito dos concertos ao vivo“, diz o quarteto em comunicado à imprensa. “Vamos para um ano parados e aproveitámos os tempos que correm para compor e começar a ‘cozinhar’ o próximo disco. Entretanto, em conjunto com a nossa editora Lifeforce Records, tomámos a iniciativa de fazer um single inédito e doar toda a receita à Hardcore Help Foundation, organização que se dedica a causas humanitárias por todo mundo“.
«Dissector» foi inteiramente financiado e produzido pela própria banda com a ajuda do produtor Martin Furia, que misturou e masterizou o tema no estúdio LoudBeast, na Bélgica, e com o apoio de Nuno Loureiro, que gravou o tema. A capa ficou a cargo de José Mendes. Contabilizando mais de uma dezena de lançamentos desde a formação do grupo, em 2012, os BESTA são uma das mais activas propostas do underground nacional e já partilharam palcos com bandas como EYEHATEGOD, NAPALM DEATH, CATTLE DECAPITATION, POSSESSED, OBITUARY, MANTAR ou CONAN nasvárias digressões na Europa e na América do Sul, aparecendo também em festivais como o Obscene Extreme ou o Ressurrection Fest. O último registo de longa-duração do projecto formado por Paulo Rui, Ricardo Correia, Gaza e Paulo Lafaia, «Eterno Rancor», foi editado a 15 de Março de 2019 pela Lifeforce Records.