O guitarrista BERNIE TOMÉ faleceu aos 66 anos de idade. A notícia foi confirmada num comunicado divulgado pela família do músico, onde se pode ler: “Bernie Tormé faleceu pacificamente a 17 de Março de 2019, um dia antes do seu aniversário de 67 anos, rodeado pela sua família. Ele esteve em suporte de vida durante as últimas quatro semanas num hospital em Londres após complicações pós-gripe. O Bernie será sempre lembrado por dedicar a sua vida à música durante cinco décadas. Ele fará muita falta.”
O colega de banda de Bernie, Mik Gaffney, acrescentou: “Numa nota pessoal, só posso dizer o quanto sentirei a falta dele. Conheço-o desde o final dos anos 80. Foi um enorme privilégio ser o seu baterista durante os últimos dois anos e seu amigo por muito mais tempo. É uma luta tentar transmitir estas emoções em palavras.”
A notícia da morte do músico surge pouco mais de um mês desde que o guitarrista foi internado num hospital sofrendo de pneumonia virulenta em ambos os pulmões.
BERNIE TORMÉ nasceu em 1952 na cidade de Dublin, na Irlanda, onde aprendeu a tocar guitarra. Em 1974 mudou-se para Londres, juntando-se ao baixista John McCoy nos SCRAPYARD. Depois de formar a BERNIE TORMÉ BAND dois anos depois, o músico voltou a juntar-se a McCoy como membro do novo projecto solo do ex-vocalista dos DEEP PURPLE, Ian Gillan, tocando em quatro álbuns de GILLAN: «Mr. Universe», «Glory Road», «Future Shock» e «Double Trouble».
Em 1981, Tormé deixou os GILLAN para se juntar aos ATOMIC ROOSTER como guitarrista de sessão. No ano seguinte, o músico irlandês juntou-se brevemente à banda de OZZY OSBOURNE, assumindo o lugar deixado vago após a trágica morte de RANDY ROADS. Posteriormente o músico criou os BERNIE TORMÉ AND THE ELECTRIC GYPSIES e, em 1988, juntou-se aos DESPERADO, banda formada por Dee Snider após a separação dos TWISTED SISTER.
Mais tarde, Tormé voltou a reunir-se com John McCoy e o baterista Robin Guy nos GMT, acabando por regressar à sua carreira a solo em 2013, lançando três álbuns aclamados; «Flowers & Dirt» em 2014, «Blackheart» em 2015 e «Dublin Cowboy» em 2017. O seu último álbum de estúdio, «Shadowland», foi lançado em Novembro do ano passado.