PARKWAYDRIVE

O nascimento de uma lenda chamada LED ZEPPELIN: preparem-se para uma viagem inédita à ascensão meteórica da banda que revolucionou o rock.

No próximo dia 15 de Maio de 2025, as salas de cinema portuguesas abrem as portas a uma experiência cinematográfica única: a estreia de Becoming Led Zeppelin — que, por cá, carrega o título Led Zeppelin – O Nascimento da Lenda” — , o aguardado documentário de Bernard MacMahon, que mergulha a fundo na trajectória extraordinária dos ícones britânicos do rock. O primeiro filme oficialmente autorizado pelo grupo oferece um retrato do seu excelso percurso, desde os primeiros passos até à consagração mundial, revelando imagens raras e testemunhos exclusivos.

Após uma estreia arrebatadora no Festival Internacional de Cinema de Veneza, esta produção chega por fim a Portugal para dar aos fãs, tanto os veteranos como aqueles que vão descobrir agora a magia da banda, uma oportunidade imperdível de revisitarem ou conhecerem a génese daquele que continua a ser um dos maiores fenómenos da história da música.

O documentário apresenta um desafio que poderia ter comprometido a sua existência: a escassez de registos visuais da fase inicial da carreira dos ilustres LED ZEPPELIN. No entanto, o realizador Bernard MacMahon e a sua equipa enfrentaram sem medos uma verdadeira odisseia para reunir material inédito, com a argumentista e produtora Allison McGourty a revelar que a busca por filmagens, fotos e gravações levou anos: “Passámos mais de cinco anos a atravessar o Atlântico, a vasculhar sótãos e caves em busca de filmagens raras e inéditas, fotografias e gravações musicais.”

A dedicação da equipa não se ficou apenas pela recolha de material: cada fragmento encontrado foi restaurado com técnicas avançadas para que, no grande ecrã, os registos com mais de cinco décadas pudessem parecer recém-produzidos. “Transferimos cada peça de material com técnicas personalizadas, para que, no cinema, estes excertos e músicas com 55 anos parecessem ter saído do laboratório ontem.”

Por tudo isso, Becoming Led Zeppelin promete ser muito mais do que um documentário musical comum, afirmando-se como uma verdadeira experiência sensorial que transporta o espectador para a vibração crua e electrizante das primeiras digressões da banda. Através de imagens psicadélicas inéditas e actuações arrebatadoras, o filme capta na perfeição a intensidade de um grupo que mudou o rumo da música.

Além do restauro meticuloso do arquivo visual, a produção distingue-se pelos comentários exclusivos dos próprios membros dos LED ZEPPELIN, sobejamente conhecidos pela sua postura bastante reservada. Este detalhe transforma o documentário numa janela rara para o pensamento e a visão criativa de Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e também do falecido John Bonham, permitindo uma conexão mais profunda com a essência da banda.

A produção de Becoming Led Zeppelin ficou a cargo da Paradise Pictures, em parceria com a Big Beach, contando com um muito talentoso grupo de produtores executivos, incluindo Michael B. ClarkAlex TurtletaubCynthia HeusingDavid KistenbrokerDuke EriksonSimon Moran e Ged Doherty. A edição foi feita por Dan Gitlin, com supervisão de som de Nick Bergh e restauro de áudio pelo vencedor de um Grammy Peter Henderson. A pesquisa de arquivo foi liderada por Kate Griffiths e Rich Remsberg, numa odisseia que reforça o rigor histórico do documentário. Podes encontrar mais informações detalhadas no site oficial de Becoming Led Zeppelin.