No início deste ano, enquanto a pandemia estrangulava a economia dos concertos e espectáculos ao vivo, a plataforma de streaming Bandcamp decidiu dar uma ajuda aos músicos e abrir mão das sua percentagem das vendas de música e merchandise. Com a primeira Bandcamp Friday a acontecer no dia 20 de Março, a acção deu resultados tão positivos que o site decidiu estender a campanha a todas as primeiras sexta-feiras de cada mês em 2020. Com o ano quase a chegar ao fim, os resultados são impressionantes, com artistas de todo o mundo a terem arrecadado um total de 40 milhões de dólares durante o ano.
Enquanto concorrentes como o YouTube e o Spotify são há muito criticados pelas suas taxas de pagamento de streaming minúsculas, o Bandcamp ajudou a normalizar os consumidores que estão novamente dispostos a pagar pela música que querem ouvir. O site afirma que, no decorrer das Bandcamp Fridays, “93% do dinheiro chegou ao artista ou à sua editora após descontadas as taxas do processador de pagamento.” Além disso, segundo informações disponibilizadas pela plataforma, foram cerca de 800.000 fãs os que aproveitaram a oportunidade para ajudar a apoiar os músicos durante este fase complicada que a indústria musical atravessa de momento.
Sabendo que a vacina para a COVID-19 ainda não está amplamente disponível e a música ao vivo provavelmente ainda demorará vários meses a retomar uma suposta normalidade, a plataforma anunciou mais quatro Bandcamp Fridays em 2021. A promoção será retomada a 5 de Fevereiro do próximo ano e continuará a 5 de Março, 2 de Abril e 7 de Maio.