Os ícones do punk rock BAD RELIGION acabam de lançar «Emancipation Of The Mind», um outtake do seu muito aplaudido álbum de originais, «Age Of Unreason», de 2019. A mensagem otimista da faixa pede razão e mente aberta enquanto uma nova administração entra hoje na Casa Branca. Em comunicado de imprensa lê-se que “os BAD RELIGION sempre defenderam o humanismo, a razão e o individualismo, que são mais essenciais que nunca”. “Acho que a música é realmente uma celebração dos valores de iluminação que podem ser cultivados através de uma aprendizagem entusiástica e de uma mente aberta”, diz o co-compositor e vocalista Greg Graffin.
“Muitas vezes dizem-nos o que devemos pensar”, acrescenta o músico californiano. “Mas aprender a pensar, em oposição a aprender o que pensar, é um verdadeiro sentimento de emancipação das restrições que são tão comuns em nossa sociedade.” No mês passado, a BAD RELIGION comemorou quarenta anos de carreira com uma série de streaming, dividida em quatro partes, intitulada “Decades” em que cada um dos episódios se centra numa década de existência da banda: “The ’80s”, “The ’90s, “The ’00s”, “The ’10s ”. Cada episódio conta com cenas de uma actuação que os músicos levaram a cabo recentemente no The Roxy Theatre, em Los Angeles. Além das novas interpretações de canções de cada época, todos os episódios incluiem também entrevistas exclusivas, imagens de arquivo e muito mais.
Recorde-se que, no passado mês de Agosto, os BAD RELIGION lançaram a sua autobiografia, intitulada “Do What You Want: The Story Of Bad Religion”, escrita com total cooperação e apoio do grupo. O livro revela os altos e baixos da sua carreira de 40 anos, desde o início como adolescentes até os principais festivais de música ao redor do mundo. Em Setembro, o grupo californiano lançou também o single «What Are We Standing For», uma sobra das sessões de gravação de «The Age Of Unreason», o último registo de estúdio, que tinha sido editado em 2019. Já assegurado está também o regresso dos norte-americanos ao nosso país; originalmente anunciado para este ano e adiado por causa da pandemia, o concerto foi remarcado para o dia 16 de Maio de 2021, na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa, com os SUICIDAL TENDENCIES, DEVIL IN ME e BLOWFUSE como convidados especiais.