Aqui está o primeiro tema de avanço para «Phoenix Cryptobiosis», o muito aguardado novo álbum dos veteranos AVULSED.
Ícones incontornáveis do death metal underground espanhol, os brutalistas AVULSED disponibilizaram recentemente um novíssimo single, intitulado «Lacerate To Dominate», que serve como aperitivo para aquele que é o seu muito aguardado oitavo álbum de estúdio. «Phoenix Cryptobiosis» será lançado no próximo dia 4 de Março pela Xtreem Music, disponível em CD, vinil de 12 polegadas, cassete e digital.
Formados em 1991 pelo vocalista Dave Rotten, por esta altura os AVULSED acumulam quase 34 anos de dedicação ininterrupta ao death metal. Apesar de uma recente e significativa reformulação da formação — que deixou só Rotten e o baterista Santiago Arroyo “GoG” como membros fundadores —, a banda encontrou rapidamente um novo equilíbrio com a entrada dos guitarristas Alejandro Lobo e Victor Dws, e do baixista Alex Nihil. Este quinteto foi responsável por finalizar a composição e gravação de «Phoenix Cryptobiosis», assegurando também a continuidade do seu percurso ao vivo.
Este oitavo registo de estúdio é o primeiro a apresentar material inédito desde «Ritual Zombi», editado há doze anos. Mantendo as características distintas do seu som, os AVULSED prometem uma evolução qualitativa notável em todos os aspectos do álbum e, embora algumas faixas tenham sido compostas por antigos membros, a maioria resulta da criatividade da actual formação, o que, segundo a banda,vem dar “um toque de frescura ao seu estilo“.
“Embora já estivesse meio decidido há muitos anos com a palavra ‘Cryptobiosis’, o título do álbum foi algo profético“, explica Dave Rotten num comunicado de imprensa. “A criptobiose é um estado que consiste na suspensão dos processos metabólicos, em que alguns seres vivos entram quando as condições ambientais se tornam extremas. Os Avulsed permaneceram num estado de criptobiose durante muitos anos e é agora que estão reunidas as condições ideais para puderem ressurgir, como uma fénix, uma besta solta em todo o seu esplendor, fúria e poder”.
A gravação de «Phoenix Cryptobiosis» decorreu entre Setembro e Outubro de 2024 em vários estúdios, com a mistura concluída em Novembro nos Acórdica Studios, propriedade do guitarrista Alejandro Lobo. A masterização ficou a cargo de Davide Billia, um nome de peso no panorama do death metal europeu, conhecido pelo seu trabalho com bandas como Beheaded e Antropofagus. A capa, que pode ser vista em baixo, assim como o alinhamento completo do disco, foi criada pelo artista ucraniano Daemorph Art.
01. Limbs Regeneration | 02. Lacerate To Dominate | 03. Blood Monolith | 04. Unrotted | 05. Guts Of The Gore Gods | 06. Phoenix Cryptobiosis | 07. Devotion For Putrefaction | 08. Neverborn Monstrosity | 09. Dismembered | 10. Bio-Cadaver | 11. Wandering Putrid Souls