“Já passou muito tempo desde que nos alimentámos. Estamos famintos e furiosos, está na hora. A estrada está a chamar por nós. #GoingHunting” – é assim que os suecos AVATAR anunciam o seu regresso às digressões já no início do próximo ano. Depois de um ano atípico, afastados da estrada mas focados na criação do mais recente álbum, o novo «Hunter Gatherer», os músicos preparam-se para apresentar o novo material ao vivo, numa rota que os vai levar em tour pelo velho continente e que os traz pela primeira vez a Portugal em nome próprio. Depois de, nos idos de Novembro de 2013, terem deixado o Campo Pequeno estarrecido perante a força de uma proposta sem igual dentro do metal contemporâneo, a 19 de Fevereiro de 2022 os AVATAR sobem ao palco do LAV – Lisboa Ao Vivo, na capital, para uma actuação inesquecível.
Feiticeiros ambiciosos de alto gabarito, os visionários do heavy metal’n’roll conhecidos coletivamente como AVATAR, desfocam a linha que separa a imagem do som, e andam há já vinte anos a derrubar as fronteiras entre o que é habitualmente visto como sendo uma banda e uma trupe de teatro. Pelo caminho, assinaram uma série de álbuns e vídeos muitíssimo bem recebidos – os 200.000 assinantes do canal da banda no YouTube não nos deixam mentir –, que transformaram todo o mundo envolvente ao Avatar Country, um território ficcional onde o heavy metal domina acima de qualquer outro poder, num fenómeno global. Duas décadas depois de terem dado os primeiros passos, além das digressões sucessivas, interrompidas só em 2020, o plano de infiltração cultural destes suecos abrange rádios comerciais de rock e todos os serviços de streaming, onde canções como «The Eagle Has Landed», «Hail The Apocalypse» e «Let It Burn» já acumularam mais de 100 milhões de streams à medida que mais e mais novos “cidadãos” entram no seu “reino”.
Apresentando-se como “deuses disfarçados”, depois de terem garantido a posição como o segundo maior álbum independente nos Estados Unidos em 2018 com o espetacular «Avatar Country», de terem vencido um prémio por inovação cortesia da revista britânica Metal Hammer e de terem trepado ao Top 40 num série de países, os músicos já descritos como os “Sgt. Pepper’s do heavy metal”, regressaram aos registos de longa-duração com um manifesto ousado, intitulado «Hunter Gatherer». Lançado no dia 7 de Agosto do ano passado, através da eOne, o oitavo álbum dos AVATAR afirmou-se rapidamente como um estudo implacável de uma humanidade a dirigir-se de forma veloz para um futuro incerto, assinado por uma banda que tem uma personalidade gigante e que consegue evocar, simultaneamente, o drama da velha escola de Hollywood, o humor macabro dos filmes de aventura modernos e as emoções cheias de adrenalina de uma “casa do terror”. Os bilhetes para o concerto custam 22€, à venda a partir de 1 de Julho nos locais habituais. Pré-venda em exclusivo a partir de 29 de Junho em avatarmetal.com.