Segundo um comunicado divulgado há minutos, o carismático vocalista dos suecos AT THE GATES luta contra um carcinoma adenóide quístico desde 2023, mas garante que novo álbum da banda está pronto a ser editado.
Figuras centrais do death metal melódico sueco, os AT THE GATES, quebraram hoje o silêncio dos últimos anos para partilharem duas notícias de enorme peso: o lançamento iminente de um novo álbum e a dura batalha que o vocalista Tomas Lindberg tem travado contra um cancro raro na boca. A revelação foi feita esta sexta-feira, 15 de Agosto, através de um comunicado publicado nas redes sociais da banda, no qual explicam que a ausência de atualizações desde o início de 2024 se deve ao estado de saúde de Lindberg.
Segundo explicam agora, em Dezembro de 2023, o vocalista dos AT THE GATES foi diagnosticado com um carcinoma adenóide quístico, uma forma rara e agressiva de cancro, o que obrigou a uma cirurgia de grande envergadura que removeu uma parte significativa do céu da sua boca. Apesar de ter passado por tratamentos de radioterapia e de, inicialmente, mostrar sinais de recuperação, os médicos voltaram uma vez mais a detectar vestígios da doença no início de 2025.
Em Maio deste ano, um novo revés provocado pela doença obrigou à hospitalização de Lindberg, que tem sido submetido a cuidados contínuos numa unidade especializada, onde permanece desde então. “Em Maio, o Tomas sofreu um retrocesso no seu estado de saúde. Desde então, tem estado internado e a receber cuidados dedicados numa ala especializada, sendo o monitorizado durante 24 horas por dia”, lê-se no comunicado. “Embora este seja um momento desafiante, mantemos o pensamento positivo. Mesmo no melhor cenário possível, sabemos que a recuperação será longa.”
Como parte desta actualização, a banda divulgou também um texto escrito pelo próprio Tomas Lindberg em Março, onde o cantor não só partilha a sua experiência, como revela detalhes do próximo álbum dos AT THE GATES. O registo, ainda sem título, foi gravado em circunstâncias muito particulares: “Felizmente, gravámos as vozes para as maquetas do novo álbum antes de tudo isto acontecer. A versão final das vozes, aquela que vai estar no disco, foi gravada num só dia, praticamente de uma só vez, no dia antes da cirurgia, para garantir que tínhamos o álbum, por assim dizer. Portanto, as vozes foram gravadas antes do resto do disco… Foi um pouco diferente, mas soube bem ter isso concluído.”
O lendário vocalista dos AT THE GATES explica que o plano inicial era adiar a edição até saber se poderia voltar novamente a cantar e promover o LP ao vivo. No entanto, a incerteza instalada relativamente ao futuro levou-os a avançar de uma vez por todas.
“Agora que tudo sobre o futuro é um pouco mais incerto, parece-nos bem entregar este álbum”, explica o “Tompa”. É um LP do qual estamos todos muito orgulhosos, e é a primeira vez em dez anos que eu e o Jonas trabalhamos com o Anders na composição de um álbum inteiro. É um regresso às raízes, provavelmente melhor descrito como uma mistura entre os dois últimos discos que fizemos com o Anders ( o «Slaughter of the Soul» e o «At War with Reality»).”
O sucessor de «The Nightmare Of Being», de 2021, será o primeiro álbum dos AT THE GATES desde o regresso do guitarrista fundador Anders Björler, que voltou à formação em 2022. Embora ainda não tenham sido divulgados título, data ou capa, os músicos garantem que mais informações serão reveladas em breve: “O Tomas está incrivelmente orgulhoso deste novo álbum e vamos tentar partilhar mais detalhes o mais rápido possível.”
O anúncio resulta num momento delicado para a banda e para a comunidade do metal, que passa agora a tentar acompanhar de perto a recuperação de Lindberg, uma figura incontornável do género desde a ascensão dos AT THE GATES nos 90s. Para já, a prioridade é clara: cuidar da saúde do vocalista, enquanto preparam o novo LP para chegar ao público, carregando consigo não apenas a força musical da banda sueca, mas também a resiliência de um dos seus membros fundadores.















