São já seis anos da ASSOCIAÇÃO CULTURAL FORA DO REBANHO, nascida em Março de 2013 com o intuito de oferecer À cidade de Viseu uma programação cultural em nichos de que esta carecia. A pequena aventura de um grupo de amigos tem vindo a crescer e no próximo Sábado, 9 de Março, celebra-se o seu aniversário com um leque de nomes que vai do stoner ao death metal, oferecendo música para todos os gostos: IT WAS THE ELF, THERIOMORPHIC, SATURNA, CUT UP e CAPITÃO FANTASMA são os nomes em cartaz, num evento a ter lugar na ASDREQ – Rua da Seara, nº 20, Quintela de Orgens, Viseu, com preço de sete euros para sócios e doze para os restantes.
Os primeiros a actuar são os IT WAS THE ELF, oriundos da Serra da Estrela, mais propriamente de Gouveia, reflectem as influências da montanha no seu som entre o heavy e o stoner rock. A estreia deu-se com «Fire Green» em 2016 e um novo trabalho já se anuncia. «Nomads» é o tema desse disco que deu origem ao vídeo.
Bem mais antigos e com muitos quilómetros de estrada, estão os THERIOMORPHIC, de Lisboa, que já ultrapassam duas décadas de existência e que, em 2018, lançaram em formato digital o EP «Of Fire And Light».
Porque Espanha é perto e a Fora do Rebanho sempre gostou de convidar artistas estrangeiros, os SATURNA vêm de Barcelona. «The Kingdom Of Spirit» de 2012, e «Ignis», de 2013, marcaram a primeira fase da carreira do grupo. Com um estilo que definem como proto-heavy, hard rock, doom e soul, tiveram um hiato devido a diversas mudanças de formação e regressam agora com o álbum homónimo, no formato de quarteto. «All Has Been great» é extraído desse novo disco.
Da Suécia chegam os CUT UP, apostando no death metal que tanta fama deu a este país. «Forensic Nightmares» é o registo de estreia do grupo, a que se sucedeu, dois anos depois, «Wherever They May Rot», em 2017. Inscrito no catálogo da Metal Blade este quarteto tem em «Vermin Funeral» um dos seus temas mais conhecidos.
Voltando a Portugal, os míticos CAPITÃO FANTASMA, de Lisboa, são os escolhidos para encerrar a festa de aniversário, com o seu estilo único de punk e rock’n’roll. São mais de trinta anos de carreira com temas icónicos como «Rock das Caveiras», «King Machado» ou «Cruela».