O icónico Ian “Lemmy” Kilmister faleceu no dia 28 de Dezembro de 2015, aos 70 anos, pouco depois de saber que tinha sido diagnosticado com um cancro.
A 32.ª edição do WACKEN OPEN AIR promete ter um início espectacular, com Ian “Lemmy” Kilmister a encontrar mais um lugar de descanso no famoso festival que decorre na pequena vila de Wacken, na Alemanha. No dia 2 de Agosto, o vocalista dos MOTÖRHEAD, falecido em 2015, vai ser homenageado com um acto simbólico que faz parte da ‘Lemmy Forever’, uma celebração da vida de um ícone definidor do rock, do seu legado e da sua presença contínua como uma das figuras mais proeminentes na arte e na cultura em todo o mundo.
“Este regresso do Lemmy ao Wacken vai ser uma enorme honra para todos nós — e estas são palavras que só muito dificilmente podem expressar o quão enorme vai ser este momento“, observa Thomas Jensen, um dos organizadores do evento. “Vamos criar um lugar para que ele seja lembrado e para que se faça plena justiça ao seu significado para todo um género musical e muito mais.” O co-organizador Holger Hübner, por seu lado, acrescenta: “Sempre houve uma ligação especial entre os MOTÖRHEAD e o Wacken Open Air ao longo dos anos; nenhuma outra banda tocou aqui com tanta frequência. O facto da sua jornada termina aqui vai ter sempre um significado especial para todos nós.“
Phil Campbell e Mikkey Dee, os elementos sobreviventes dos MOTÖRHEAD, vão liderar as festividades, durante as quais haverá várias oportunidades de fazer um brinde a Lemmy com os seus amigos e alguns dos músicos que vão actuar este ano. “O Wacken Open Air foi um dos lares mais queridos para o Lemmy e estamos muito felizes por ele ter um lugar aqui para sempre“, diz Todd Singerman, o manager da lendária banda britânica “O Lemmy era um homem do povo e, como tal, acabou por ‘viver’ em muitos lugares do mundo. O nosso objetivo é permitir que descanse permanentemente em todas as suas ‘casas’ e permitir que os fãs em todo tenham um lugar perto onde possam prestar homenagens e celebrar o seu enorme legado e influência.” Ian “Lemmy” Kilmister faleceu no dia 28 de Dezembro de 2015, aos 70 anos, pouco depois de saber que tinha sido diagnosticado com um cancro.