THE INSPECTOR CLUZO

Guitarras afiadas, atmosfera sombria e poder visual: aqui temos o novo vídeo-clip dos ARCH ENEMY.

Os ARCH ENEMY, uma das forças mais dominantes do death metal melódico contemporâneo, acabam de lançar um novo vídeo-clip para o tema «A Million Suns». A faixa, que faz parte do seu mais recente disco, intitulado «Blood Dynasty», ganha agora uma nova dimensão áudio-visual com um clip que reforça toda a intensidade e a atmosfera épica desta composição.

Com uma carreira consolidada como uma das bandas mais influentes do género em que se movem, os ARCH ENEMY continuam a demonstrar uma capacidade ímpar para unir melodias envolventes a uma dose de brutalidade intransigente — «A Million Suns» é um exemplo claro desse equilíbrio, com a voz muito poderosa de Alissa White-Gluz, os riffs cortantes de Michael Amott e Joey Conception, e a secção rítmica avassaladora composta por Sharlee D’Angelo e Daniel Erlandsson em grande destaque.

O vídeo-clip, que pode ser visto no player ali em cima, destaca-se por uma cinematografia impactante e uma estética sombria que se alinha perfeitamente com a sonoridade intensa do tema. A narrativa visual complementa o lirismo da música. A realização contou com uma produção de alto nível, evidenciando a atenção ao detalhe que a banda imprime sempre aos seus lançamentos deste género.

«Blood Dynasty», o 12.º álbum de estúdio dos ARCH ENEMY, inclui onze novas canções repletas dos poderosos riffs de guitarra, força gutural e surpreendentes vozes limpas que caracterizam a banda. “Este novo álbum ultrapassa os limites do que já fizemos antes”, disse Amott, fundador e guitarrista dos ARCH ENEMY, nas semanas que antecederam o lançamento do disco, que já está disponível.. “É tudo o que se espera desta banda, e mais ainda!”.

Durante as últimas três décadas, os ARCH ENEMY têm-se afirmado como uma força imparável no mundo do melodeath. Sob a liderança visionária do virtuoso Michael Amott, a banda sueca construiu um legado sólido e potente, alicerçado numa mistura equilibrada de brutalidade e melodia, sem nunca terem cedido à tentação de suavizarem a sua essência metálica. Ao longo deste já longo percurso, conseguiram ainda o feito raro de substituirem o vocalista não uma, mas duas vezes, sem que tenham perdido a força criativa ou a intensidade.

Desde a entrada de Alissa White-Gluz em 2014, os ARCH ENEMY têm mantido um ritmo imparável, ao mesmo tempo que vão explorando os limites da agressividade técnica sem perder a capacidade de criar refrões memoráveis. «Blood Dynasty», o 12.º álbum de estúdio da banda, é mais uma prova definitiva da resiliência criativa que os caracteriza: feroz, dinâmico e tão devastador como qualquer outro LP anterior — e, ainda assim, recheado de surpresas que reforçam o estatuto intocável da banda.